EFEITO DA LUZ ULTRAVIOLETA SOBRE A PRODUÇÃO DE ANTOCIANINAS EM CALOS DE BYRSONIMA GARDNERIANA A. JUSS

Thais Akemi Ogasawara da Silva

Resumo


O gênero Byrsonima é o maior da família Malpighiaceae, agrupando espécies de grande importância medicinal, ornamental e produtoras de frutos comestíveis (RIBEIRO et al., 1999), sendo conhecidas popularmente como “murici”. Entre as espécies deste gênero esta a Byrsonima gardneriana que é nativa e endêmica do Brasil, sendo distribuída nos domínios fitogeográficos da Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata atlântica (MAMEDE, 2017).
As espécies de Byrsonima apresentam grande potencial para a produção de antocianinas, capaz de atender à demanda comercial por corantes naturais, visto que seus frutos oferecem elevadas concentrações desse pigmento. As antocianinas são componentes do metabolismo secundário de plantas pertencentes ao grupo dos flavonoides e estão amplamente distribuídos na natureza (Volp et al., 2008). As funções desempenhadas pelas antocianinas nas plantas são variadas: atividade antioxidante, proteção à ação da radiação UV, mecanismo de defesa contra herbívoros, e processos reprodutivos, como a polinização e a dispersão de sementes (LOPES et al., 2007)
Buscando aliar o potencial dessa espécie ao interesse na produção do metabólito antocianina, o cultivo in vitro de células e tecidos vegetais constitui uma alternativa viável, em virtude das vantagens desse sistema de cultivo (FRANÇA, 2001). Nesse contexto, o cultivo de calos tem sido uma alternativa adequada para a produção de compostos de interesse, como as antocianinas (Rajendran et al., 1992).
Existe uma correlação positiva bem estabelecida entre intensidade de radiação solar e produção de compostos fenólicos, tais como as antocianinas ativas (GOBBO-NETO& LOPES, 2007). Diante disso, o presente trabalho objetiva avaliar o efeito da exposição à luz ultravioleta sobre a produção in vitro de antocianina a partir de calos de Byrsonima gardneriana A. Juss.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4216

Apontamentos

  • Não há apontamentos.