MINIMIZAÇÃO DA INTENSIDADE ENERGÉTICA DA ÁGUA UTILIZADA EM UMA RESIDÊNCIA

Bruna Katarina Pereira de Azevedo

Resumo


A água é um recurso limitado, e atualmente encontra-se em situação de escassez. Objetivando preservar os mananciais, fontes alternativas de água têm sido cada vez mais usadas em substituição da água potável vinda da concessionária. As principais são a água cinza tratada, a água de chuva e a água subterrânea.
Segundo o conceito de Metabolismo Urbano, recentemente definido por Renouf et al. (2016) e a partir de analogias onde os modelos de metabolismo urbano quantificam as entradas, saídas e estoques de energia, água, nutrientes e materiais e oferecem aos responsáveis informações essenciais sobre o impacto de suas decisões, nota-se que água e energia são recursos que estão interligados. A água é utilizada em praticamente todos os processos de geração de energia e a esta, por sua vez, é indispensável nos processos de captação, tratamento, distribuição e uso da água. Em resumo, são recursos interdependentes, que precisam ser analisados em conjunto, de forma mais integrada.
Segundo Soares et. al (2017) a indústria da água é um grande consumidor de energia, desde a fase de construção das instalações, a de operação até a final desmobilização do equipamento. A maior parte da energia é consumida no transporte e elevação da água. A eletricidade é a forma predominante de energia e é utilizada para alimentar bombas, válvulas, compressores e outro equipamento. Em 2016, as despesas com energia elétrica dos prestadores de serviço de saneamento participantes do SNIS atingiram R$ 5,41 bilhões, tendo sido consumidos 11,8 TWh, compostos por 10,6 TWh com abastecimento de água e 1,2 TWh com esgotamento sanitário (SNIS, 2018).
Em geral, dada a descentralização, as fontes alternativas de água têm encargo energético inferior ao da agua de abastecimento público, embora não possuam grau de potabilidade. Desse modo, podem ser usadas em atividades de menor exigência qualitativa.
O objetivo deste estudo é avaliar a minimização da energia incorporada na água para abastecimento em uma residência através do uso de diversas fontes com distintas intensidades energéticas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.