OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES À BASE DE BLENDA DE AMIDO E PECTINA DE ALTA METOXILAÇÃO

Vanessa da Silva

Resumo


Dentre os maiores problemas ambientais relacionados à utilização de materiais poliméricos, tais como o polipropileno, poliestireno, polietileno e poli(cloreto de vinila) pode ser destacado o tempo necessário para que ocorra degradação e a utilização de recursos não renováveis derivados do petróleo (OTAKE et al., 1995).
Diante disso, a utilização de polímeros de fontes renováveis vem sendo amplamente estudada nas indústrias de embalagens. Polímeros naturais são, em geral, biodegradáveis, biocompatíveis e podem ser obtidos a custos relativamente baixos (MORAES, 2010).
A fim de se obter materiais com melhores características, misturas físicas (blendas) de biopolímeros podem ser preparadas. Blendas poliméricas são misturas físicas de dois ou mais polímeros, resultando em uma mistura miscível ou imiscível. A mistura de polímeros é uma técnica que tem como objetivo a obtenção de materiais com propriedades diferentes às dos polímeros puros, sendo que esta mistura frequentemente exibe propriedades superiores quando comparadas às propriedades de cada componente polimérico individualmente. A principal vantagem das blendas é a simplicidade da preparação e fácil controle das propriedades físicas com a mudança das concentrações dos componentes (AMORIM, 2004).
Geralmente, o processo de obtenção de materiais a partir de misturas de polímeros é mais fácil e menos dispendioso do que a obtenção de novos polímeros. A habilidade para a produção de misturas que apresentem uma melhor combinação de propriedades em relação aos componentes individuais depende principalmente da compatibilidade do sistema (BONA, 2007).
Com o objetivo de melhorar as propriedades mecânicas e de barreira de filmes à base de biopolímeros, foi proposto um estudo de otimização da concentração de amido e pectina de alta metoxilação para obtenção de filmes biopoliméricos, uma vez blendas permitem a combinação das propriedades de cada componente da mistura, resultando em materiais com características não encontradas nos polímeros isolados.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4226

Apontamentos

  • Não há apontamentos.