LOUVA-A-DEUSES (Dictyoptera, Mantodea) DO NORDESTE BRASILEIRO

Vanine Haywanon Santos Maia

Resumo


Os integrantes da ordem Mantodea Burmeister, 1838 são conhecidos vulgarmente como louva-a-deus (louva-deus), põe-mesa (ou ponha mesa), pai-de-cobra, bendito e cavalinho-do-nosso-senhor (TERRA & AGUDELO, 2012).
São conhecidas no mundo aproximadamente 2.400 espécies/subespécies de mantodeos (EHRMANN, 2002), e desse total apenas 20% são encontrados na região Neotropical, o que corresponde aproximadamente a 498 espécies (RIVERA 2010). No Brasil existem registros de 244 espécies e 68 gêneros (AGUDELO, 2016). A riqueza estimada para o país em relação aos mantodeos é de 700 espécies (TERRA & AGUDELO, 2012), ou seja, atualmente temos conhecimento de menos da metade de espécies dessa ordem no Brasil. No Semiárido brasileiro foram registradas todas as famílias brasileiras de Mantodea, 36 espécies e 26 gêneros (MENEZES & BRAVO, 2013).
Este projeto visa desenvolver atividades com um grupo de insetos que possui grande representatividade no Museu de Zoologia da UEFS que precisam ser identificados (Figura 1). Além disso, existe a necessidade de discutir se uma delimitação de espécie mais ampla (lumper) ou mais estrita (splitter) pode ter sustento com análises de análises de séries grandes de uma espécie. Ainda tem como objetivo, ampliar o conhecimento sobre a fauna da Mata Atlântica e Semiárido.
Figura


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.