ESTUDO DO CATÁLOGO IMPERIAL DE GALÁXIAS

Jayne Alencar de Melo

Resumo


O estudo de galáxias é extremamente importante para compreendermos aspectos relacionados à sua formação e evolução. O estudo multi-banda, ou seja, em vários filtros e/ou bandas propicia um estudo completo das características de uma dada galáxia, como por exemplo, sua taxa de formação estelar, o valor de sua extinção, entre outros aspectos.
O presente plano de trabalho está inserido no projeto de Pesquisa da Resolução Consepe 09/2014 de forma a contribuir com os dados em multi-banda de um grande número de objetos e que na maioria dos casos não está disponível para objetos isolados em sítios de base de dados como o NASA/IPAC Extragalactics Data base (NED), Common Data Service (CDS), entre outros. Dessa forma, será usado o Imperial IRAS-FSC redshift catalogue (IIFSCz) que contém uma amostra de aproximadamente sessenta mil galáxias com dados observados e modelados em vários comprimentos de onda.
Atualmente, existem alguns trabalhos do grupo na orientação de alunos tanto no âmbito da Iniciação Científica quanto de Mestrado no estudo de galáxias peculiares. O atual plano de trabalho tem como foco principal agregar novos objetos com uma variedade de observações e dados modelados ao estudo desses objetos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4261

Apontamentos

  • Não há apontamentos.