PROCESSOS DE DEMOCRATIZAÇÃO CONSTRUÍDOS NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Bianca de Lima Santana

DOI:

https://doi.org/10.13102/semic.v0i23.6686

Resumo

Nesse início do século XXI, o acelerado processo de mudança na sociedade tem desafiado os processos educativos a repensarem sua função no modo de adequação as novas determinações sociais, políticas e econômicas da sociedade moderna. Segundo Libâneo (2001, p. 3 – 4) a maneira como uma escola se organiza e se estrutura tem um caráter pedagógico, ou seja, depende de objetivos mais amplos sobre a relação da escola com a conservação ou a transformação social. Logo as concepções de gestão escolar refletem posições políticas e compreensões de homem e sociedade, pautada na transformação social. Diante disso, torna-se necessário um novo olhar dos profissionais da educação (professores, coordenadores, diretores de escola, associações representativas), que promovam debates sobre essa tendência, mostrando como essas determinações afetam as ações na escola e na sala de aula.

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Publicado

2021-04-01

Edição

Seção

Educação, Letras e Artes