A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Manuela Machado dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.13102/semic.v0i23.6705

Resumo

O presente trabalho decorre de um estudo que permitiu nos debruçarmos sobre o
planejamento na prática pedagógica do docente do Ensino Superior. O planejamento
está devidamente associado ao contexto de sala de aula, inclusive na universidade, por
ser um importante instrumento de reflexão sobre o processo de aprendizagem dos
estudantes, sobre as práticas pedagógicas e permitir uma reavaliação do processo de
ensino em função das aprendizagens. A docência na educação superior é uma atividade
complexa, seu exercício exige múltiplos saberes, por isso, o planejamento enquanto
parte do processo didático pedagógico do docente universitário vem sendo objeto de
diferentes pesquisas (ANASTASIOU e ALVES, 2006; GARCIA, 2014;
VASCONCELLOS, 2009).

Downloads

Publicado

2021-04-01

Edição

Seção

Educação, Letras e Artes