CONTRIBUIÇÕES DA LINGÜÍSTICA TEXTUAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA/ESCRITA

Girlene Lima Portela

Resumo


O presente texto aborda as contribuições da Lingüística textual para o ensino-aprendizagem da leitura/escrita, por meio de uma discussão teórica que dá conta de variados contextos, apontando caminhos para a utilização dos postulados da matéria em questão nas aulas de língua e redação.

Texto completo:

PDF

Referências


CHIAPPINI, L. et al. A circulação de textos na escola: Um projeto de formação-pesquisa. v. 1, 2, 3. São Paulo: Cortez, 1998.

FIORIN, J. L. Elementos de Análise do Discurso. Análise de textos de 2° grau e vestibular. Como aproveitar a leitura e a produção de texto literário. São Paulo: Contexto, 1996.

______. e SAVIOLI, F. P. Lições de texto: Leitura e redação. São Paulo: Ática, 1997.

______. Para entender o texto. Leitura e redação. São Paulo: Ática, 1992.

GARCEZ, L. H. C. A escrita e o outro. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 1998.

GERALDI, J. W. Escrita, uso da escrita e avaliação. In: Geraldi (Dir.) O texto na sala de aula. São Paulo : Ática, 1997.

HALLIDAY, M. A. K. e HASAN, R. Cohesion in spoken and written English. London: Longman, 1976.

KOCH, I. G. V. O texto e a construção de sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.

______. O desenvolvimento da Lingüística textual no Brasil. In: D.E.L.T.A., v. 15, n.º especial, p. 165-180, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v5i1.1698

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Universidade Estadual de Feira de Santana

A Cor das Letras está indexada em: 
 
 

A Revista A Cor das Letras está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSNe 2594-9675 
ISSN-L 1415-8973