Uma Légua e Meia de Eurico Alves

Romildo Carneiro Alves, Rubens Edson Alves Pereira

Resumo


Em muitos lugares da Bahia sertaneja há uma habitual maneira de referir-se às distâncias espaciais medidas não em quilômetros, mas em léguas que equivale, cada uma, a seis quilômetros. Tomando noutro sentido, o da representação, a medida também poderá significar qualquer distância espaço-temporal. Podemos viajar légua e meia no tempo, pareando com quem nele também se aventurou, ou simplesmente seguindo seus vestígios. É dessa forma que a revista de literatura e diversidade cultural, Légua & meia, em seu número 5, nos coloca diante de um dos mais expressivos nomes do movimento moderno na Bahia, o escritor, poeta e Juiz de Direito feirense, Eurico Alves Boaventura (1909-1974).


Palavras-chave


Eurico Alves; cultura; literatura;Feira de Santana.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Jorge de Souza. Fidalgos e vaqueiros: de monumento antropológico à ode do universo agropastoril. In: Légua & meia: revista de literatura e diversidade cultural. Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, UEFS, Ano 7, nº 5, 2009, p.7 – 19.

DÓREA, Juraci. Diálogo entre Eurico Alves e Manuel Bandeira. In: Légua & meia: revista de literatura e diversidade cultural. Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, UEFS, Ano 7, nº 5, 2009, p. 129 – 134.

FARIAS, Lúcio; DUARTE, Zeny. O arquivo pessoal de Eurico Alves Boaventura: primeiras escavações. In: Légua & meia: revista de literatura e diversidade cultural. Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, UEFS, Ano 7, nº 5, 2009, p. 104 – 110.

FERREIRA, Monalisa Valente. Os dedos de Eurico Alves vestem a luva: a revista, o modernismo baiano e o poeta dissonante. In: Légua & meia: revista de literatura e diversidade cultural. Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, UEFS, Ano 7, nº 5, 2009, 87 – 103.

OLIVEIRA, Clóvis Frederico Ramaiana Moraes. Entre currais e modelos: Eurico Alves leitor de Feira de Santana, 1940-1960. In: Légua & meia: revista de literatura e diversidade cultural. Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, UEFS, Ano 7, nº 5, 2009, p. 20 –37.

SANTANA, Evila Oliveira Reis. Poesia e Cidade: A Feira de Santana de Eurico Alves. In: Légua & meia: revista de literatura e diversidade cultural. Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, UEFS, Ano 7, nº 5, 2009, p. 76 – 86.

SANTOS, Grazyelle Reis dos. Arquivos de memória e história: Cartas da serra, de Eurico Alves. In: Légua & meia: revista de literatura e diversidade cultural. Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, UEFS, Ano 7, nº 5, 2009, p. 38 – 55.

SOARES, Valter Guimarães. Conversa de arquivo: Eurico Alves, leitor de Euclides. In: Légua & meia: revista de literatura e diversidade cultural. Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, UEFS, Ano 7, nº 5, 2009, p. 56 – 75.

TORRES. Antonio. Eurico em Alagoinhas: Uma temporada entre luz sombra. In: Légua & meia: revista de literatura e diversidade cultural. Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, UEFS, Ano 7, nº 5, 2009, p. 113 – 124.




DOI: http://dx.doi.org/10.13102/lm.v9i1.4549

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Légua & Meia

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A Revista Légua & Meia está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.