Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Saúde Coletiva da UEFS?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO V.4

A Revista de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (RSC da UEFS), vinculada ao programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEFS e de periodicidade trimestral, publica produções científicas relacionadas à saúde da população, organização dos serviços de sistema se saúde e áreas correlatas. Os trabalhos deverão ser escritos em português, inglês ou espanhol, e submetidos no Portal de Periódicos da UEFS após cadastramento do autor responsável.  Os trabalhos enviados devem obedecer às normas da RSC da UEFS e serão avaliados pelo corpo editorial da revista, podendo ser ou ter: 1) aceito; 2) revisões requeridas; 3) nova rodada de avaliação; rejeitado. As instruções de submissão serão descritas a seguir:

 Serão Aceitos:

 

1. Artigos Originais

Pesquisa - artigos apresentando resultados finais de pesquisas científicas (cinco a sete mil palavras)

Ensaios - artigo com análise crítica sobre um tema específico (três a cinco mil palavras)

Revisão - artigo com revisão critica de literatura sobre um tema específico (cinco a sete mil palavras).

 

2. Teses e Dissertações

 Devem ser submetidas na forma de resumo expandido de dissertações de mestrado e tese de doutorado ou livre docência defendidas e aprovadas em universidades brasileiras e estrangeiras com cursos credenciados e revalidados pela CAPES, respectivamente (três a quatro mil palavras). Os resumos expandidos devem conter título oficial da tese, dia e local de defesa, nome do orientador e local disponível para consulta.

 

3. Resenha de livros - resenhas de livros publicados sobre temas de interesse (uma a duas mil palavras).

 

4. Relato de experiência - apresentando experiências inovadoras (três a cinco mil palavras).

 

5. Carta ao editor - carta contendo comentários sobre material publicado (até mil palavras).

 

6. Editorial - de responsabilidade do editor do número, podendo ser redigido por convidado a convite deste.

 

INSTRUÇÕES GERAIS PARA ENVIO

Os trabalhos a serem apreciados pelos editores e revisores seguirão a ordem de recebimento e deverão obedecer aos seguintes critérios de apresentação.

1. Devem ser submetidos através deste portal após cadastramento do responsável pela submissão que deve ser o primeiro autor ou um dos coautores. Ou seja, ao se cadastrar o faça no papel de AUTOR, caso contrário o sistema não permitirá a submissão. Endereço para submissão: http://periodicos.uefs.br/index.php/saudecoletiva/index

2. Ao iniciar o preenchimento dos campos, não utilize o campo com a forma de tratamento (Sr., doutor, etc). Ignore esse campo. E não esqueça de escrever o nome e e-mail de TODOS os autores corretamente, na sequência que deseja que seja publicado, pois esta é a forma como sairá na revista e em todos os sistemas de indexação de artigos. É recomendado o uso de até seis (6) autores por trabalho. Excepcionalmente, poderá ser aceito até oito (8) autores, desde que seja justificado esse número na carta de apresentação. Lembramos que a coautoria implica em contribuição significativa para a elaboração do artigo e não apenas participação em alguma etapa da pesquisa. Todos os autores devem estar cientes da sua inclusão no trabalho. Esta é uma responsabilidade do primeiro autor e a RSC da UEFS se exime da responsabilidade em casos de violação a essa boa norma de conduta de pesquisa relacionada à honestidade intelectual, incluindo questões de plágio.

3. O sistema pedirá para ser anexado o resumo, o abstract e as referências. Ao colocar as referências verifique se todos os links estão ativos e se estão formatados corretamente, porque se não estiver o sistema não reconhecerá. Dê um espaço entre cada referência para que ela possa ser melhor visualizada no site. Depois revise e veja se estão todas corretas.

4. O corpo do trabalho não deve conter a identificação dos autores, pois ela já foi feita no sistema. As páginas devem ser formatadas em espaço 1,5 com margem de 3,0 cm à esquerda, 2,5 cm nas demais bordas, fonte Times New Roman, tamanho 12, página padrão A4, numeradas no campo superior direito.

Como documentos suplementares, deve ser inseridos:

1) uma carta de apresentação para os editores informando que o trabalho é original, e não foi ainda publicado. Deve informar a origem do trabalho, se é de pesquisa (título), tese, dissertação, ou trabalho de conclusão de curso, se possui ou não financiamento. A carta deve conter ainda uma cessão de direitos de publicação;

2) Em caso de artigos originais, anexar a aprovação da pesquisa pela Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) de acordo com as normas de:

ÉTICA EM PESQUISA

Trabalho que tenha implicado em pesquisa envolvendo seres humanos ou outros animais, deve ser ir acompanhada de cópia de documento que atesta a sua aprovação prévia por um comitê de ética em pesquisa (CEP), além da referência em metodologia.

3) Folha de rosto com os seguintes itens:

- Título do trabalho em português (ou em inglês ou espanhol) e inglês (ou em português)

- Nome completo dos autores, na sequência colocada no sistema, com numeração em subscrito (não é para inserir nota de rodapé) correspondente à FUNÇÃO E INSTITUIÇÃO. Exemplos:

1 - Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil

 

2 - Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil

 

3 - Mestranda em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Salvador, Bahia, Brasil

 

4 - Graduada em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), Feira de Santana, Bahia, Brasil

 

5 – Enfermeira da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

- Nome do responsável pela correspondência e demais informações como está no exemplo:

 

Endereço para correspondência

Marcelo Torres Peixoto

Colegiado do Curso de Medicina (CAU I), BR 116, KM 03, Campus Universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil. CEP 44031-460.

E-mail: marcelotpeixoto@gmail.com

 

Caso o trabalho seja aceito para publicação, será solicitado o envio em separado das tabelas, gráficos, quadros e ilustrações e outras informações que sejam solicitadas pelos avaliadores. Para a submissão alguns requisitos precisam ainda ser atendidos:

 

ARTIGOS

Primeira folha: iniciar com o título do trabalho em português e inglês sem referência à autoria e acrescentar um resumo de no máximo 200 palavras, com versão em inglês (abstract). Palavras-chaves (três a seis), extraídas do vocabulário DECS (Descritores em Ciências da Saúde/ http://decs.bvs.br/) e keywords para o resumo em inglês. No caso do artigo ser apresentado em inglês ou espanhol, o resumo da segunda língua será obrigatoriamente em português.

Segunda folha: Título do trabalho sem referência à autoria e início do texto com parágrafos alinhados nas margens direita e esquerda (justificados), observando a sequencia: Introdução, incluindo justificativa e objetivo(s) no último ou penúltimo parágrafo; Metodologia; Resultados; Discussão (se houver); Conclusão; e Referências. Quando houver agradecimentos, eles poderão ser colocados entre as referências e o endereço do autor.

Os quadros, tabelas e figuras, de no máximo de cinco (5), deverão estar colocados no corpo do texto após parágrafo em que aparecem citados pela primeira vez. Na fase de editoração gráfica para elaboração do PDF, eles poderão ser mudados de lugar de acordo com o julgamento do responsável por essa etapa e do Editor Chefe.

 

GRÁFICOS E FIGURAS

 

Os arquivos das tabelas, gráficos e figuras devem ser enviados (caso aprovado o trabalho ou por solicitação) em arquivos independentes. Estes arquivos devem ser compatíveis com processador de texto “word for windows” (formatos: PICT,TIFF,GIF,BMP). O número de tabelas, gráficos e, especialmente, ilustrações não deve ultrapassar 5 (cinco). As tabelas, gráficos e figuras devem ser numerados por ordem de aparecimento, com algarismos arábicos e citadas (e.g. “... na Tabela 2, as medidas...”), ou entre parênteses (Tabela 2). As Tabelas não devem ser fechadas nas laterais, enquanto os Quadros, sim, devem fechar, com linhas verticais, as laterais. O titulo deve ser objetivo e situar o leitor sobre o conteúdo, digitado após o número da Tabela, Gráfico, ou Quadro, sem ponto final. Figuras reproduzidas de outras fontes já publicadas devem indicar esta condição na FONTE (Fonte 10). O título de tabelas e quadros vem antes, enquanto o título de gráficos e figuras devem vir após, segundos da Fonte de dados. Desse modo:

 

Tabela 1. Distribuição do número de publicações no período de 2001 a 2012

  
 

Período da Publicação

N

%

 
 

[2001 - 2003]

11

12

 
 

[2004 - 2006]

14

15

 
 

[2007 - 2009]

25

27

 
 

[2010 - 2012]

21

22

 
 

[2013 - 2015]

23

24

 
 

Total

94

100

 
     
      

Fonte: Elaborado pelos autores a partir da revisão da literatura.

OBS: as linhas da tabela do exemplo se encontram desconfiguradas porque o sistema não comporta esse tipo de configuração. 

Figura 1. Localização de Piracicaba no Brasil e Estado de São Paulo, e o Mapa de Piracicaba com o Índice de Exclusão Social pelos bairros

Fonte: Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba, 2003.

 

REFERÊNCIAS

Preferencialmente, qualquer tipo de trabalho encaminhado (exceto artigo de revisão) deverá ter até 30 referências. As referências no corpo do texto deverão ser numeradas em sobrescrito, após a palavra ou nome de autor e sem espaço, consecutivamente na ordem em que foram mencionadas pela primeira vez no texto. No caso de citação de até três linhas, a página ou sequencia de páginas (p. ex: 4-6) deverá ser colocada após o número da referência seguido de dois pontos, conforme exemplo a seguir:

Os Trabalhadores de Enfermagem (TE) – enfermeiros, técnicos e auxiliares – inseridos na prestação de serviços de saúde, executam atividades que requerem proximidade física com o paciente, além do manuseio de variados materiais e equipamentos. Assim,  encontram-se susceptíveis a uma série de riscos que podem resultar em Acidentes de Trabalho (AT)1

De acordo com o artigo 19 da Lei brasileira n. 8.213 de 24 de julho de 1991, o  acidente de trabalho é definido como aquele que “ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa” [...] “provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”2:10. São também considerados AT os acidentes de trajeto, isto é,  os que ocorrem no deslocamento entre a residência e o local de trabalho.

 

As referências devem aparecer no final do trabalho, listadas pela ordem de citação, seguindo as regras propostas pelo comitê internacional de Editoras de Revistas Médicas disponíveis em http://www.icmje.org ou www.wame.org/urmport.hotm

Devem ser elaboradas obedecendo ao formato proposto pelo Comitê Internacional de Revistas Biomédicas, conhecido como Grupo de Vancouver.

 

Exemplos:

 

a)      LIVRO

  1. Pereira MG. Epidemiologia: teoria e pratica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1995. 

 

b)     CAPÍTULO DE LIVRO

  1. Coelho TCB, Scatena JG. Coelho TCB, Scatena JHG C. Financiamento do SUS. In: Paim JS, Almeida-Filho N. (org.). Saúde Coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Medbook Editora; 2013. p. 600-30.

 

c)      TESE E DISSERTAÇÃO

  1. Costa NSS. Acesso da usuária aos serviços e ações de saúde na detecção precoce do câncer de mama: uma abordagem em defesa da vida. Feira de Santana; 2001. [Mestrado Dissertação - Universidade Estadual de Feira de Santana].

 

d)     ARTIGO DE REVISTA

  1. Rosa MRR, Coelho TCB. O que dizem os gastos com o Programa Saúde da Família em um município da Bahia? Ciênc. saúde coletiva 2011; 16(3): 1863-1873.

 

e)      EVENTOS  (Congressos, Seminários, Simpósios etc)

  1. Zioni F. Controle popular: discussões temáticas. In: Anais do 4º Congresso Paulista de Saúde Pública 1993 [jul 10-14]. São Paulo: Associação Paulista de Saúde Pública; 1995. p. 25-6.

 

f)       DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

  1. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Gestação de alto risco: Manual técnico. Brasília; 2000. Disponível em: <http://www.saúde.gov.br/programas/mulher/gestão. Htm>. [2001 abr 6] 

 

  1. Rocha JSY, Simões BJG, Guedes GLM. Assistência hospitalar como indicador da desigualdade social. Rev. Saúde Públ.  1995; 31(5). Disponível em: <http://www.fsp.usp.br/~rsp>. [1998 mar 23]

 

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.