ESTUDOS TAXONÔMICOS EM DICHANTHELIUM (HITCHC. & CHASE) GOULD (POACEAE: PANICEAE) NO SEMIÁRIDO, COM ÊNFASE NA CHAPADA DIAMANTINA, BAHIA

Andreza Oliveira Matos

Resumo


Dichanthelium (Hitchc. & Chase) Gould é um gênero pertencente à subfamília Panicoideae, membro da tribo Paniceae (Morrone et al., 2012) e subtribo Dichanteliinae (Soreng et al 2015). Apresenta ampla distribuição desde o Canadá, na América do Norte até a Argentina (Brown & Smith, 1975), sendo reconhecidas cerca de 26 espécies para o Brasil (Viana & Rodrigues, 2015). De forma geral, pode ser caracterizado pelo hábito, as folhas formando mais ou menos em roseta basal; claro dimorfismo foliar, e suas espiguetas diferem pouco de Panicum L., apresentando um curto apículo no antécio superior (Aliscioni et al., 2003). É um gênero de difícil delimitação, que tem uma estreita e histórica relação com Panicum, considerado um subgênero deste durante muitas décadas, principalmente devido à diferenciação entre os espécimes dos EUA e de outras regiões das Américas (Aliscioni et al., 2003).
Dentre as espécies de Dichanthelium citadas para o Brasil, 12 tem sido referidas para a Bahia (Viana & Rodrigues, 2015) e oito delas são registradas para a Chapada Diamantina, boa parte endêmica desta região. Porém, o conhecimento a respeito desse gênero pode ser considerado ainda muito limitado, uma vez que: a) as espécies apresentam delimitação relativamente complexa, com nomes aplicados de maneira duvidosa; b) existem muitas coleções em herbário sem identificação; c) nenhum dos taxonomistas de Poaceae do Brasil trabalha com o gênero no momento.
Assim, estudos aprofundados Dichanthelium tornam-se claramente necessários, a fim de ampliar os conhecimentos a respeito da diversidade do gênero no Brasil, tendo como ponto de partida a análise das coleções feitas nos limites do Semiárido, com ênfase na Chapada Diamantina.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2166

Apontamentos

  • Não há apontamentos.