O ENSINO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA CIDADE

Maíra Lorena Paixão Barbosa

Resumo


A Física é a Ciência que estuda a natureza em seus mais diversos aspectos, buscando compreender a origem, evolução e estrutura da matéria e radiação do Universo. Atualmente, é difícil definir qual o campo de atuação da Física, pois ela aparece aplicada em diferentes campos do conhecimento que, à primeira vista e em uma visão não filosófica, parecem completamente descorrelacionados. Como ciência, faz uso do método científico, nas suas ênfases teórica e experimental. Geralmente, seus conceitos e principalmente suas teorias e leis gerais (Mecânica Clássica, Eletromagnetismo, Termodinâmica, Mecânica Relativística, Mecânica Quântica, e Mecânica Estatística), são aplicados na vida do ser humano com o intuito de desenvolver a capacidade de percepção e aumentar o seu conhecimento. Essas seis teorias e leis gerais formam a base de sustentação do Campo do Saber da Física e, nesse sentido permitem explorar a natureza em suas várias nuances, desde os menores sistemas físicos, as partículas elementares, até o maior, o Universo.
Foram estudados temas relacionados com a Instrumentação em Física, visando suas compreensões para propiciar, através da transposição didática, suas apresentações nas escolas do campo e da cidade. Pretendemos apresentar o estudo de tais temas, através de suas relações com o cotidiano, no interior da Bahia, tanto na zona rural quanto na zona urbana. Assim, torna-se necessária a compreensão do que é a Instrumentação em Física, que é a área da Física que lida com os aspectos experimentais, sem, no entanto, desconsiderar os aspectos teóricos, pois leva em conta que o ser humano, na sua construção do conhecimento, age através das ações do sentir, pensar e fazer. Nesse sentido, temos o objetivo de construir experimentos de baixo custo que serão utilizados pelos estudantes das Escolas Família Agrícolas (EFAs) e da cidade de Feira de Santana, utilizando as teorias físicas e as técnicas da Instrumentação Científica.
Com isso, levamos à comunidade dessas regiões uma ampla visão de todo esse conhecimento para possibilitar, através do diálogo sua construção. O objetivo principal é estudar o ensino de laboratório, com o intuito de construir e estimular tal conhecimento na região de Feira de Santana e no semiárido baiano. Essas regiões apresentam grande necessidade de desenvolvimento social e econômico, por serem áreas localizadas no interior do estado, o que a nosso ver justifica o presente plano de trabalho.
Vale frisar que esse trabalho já se encontra em andamento no sentido de que, alguns aspectos já foram explorados, inclusive com apresentação de resultados em
eventos nas áreas da Física e da Educação. Esses aspectos referem-se à utilização da
óptica, particularmente, do telescópio, nas Escolas Famílias Agrícolas (BARBOSA &
MILTÃO, 2013, 2014,2015a,2015b).


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2272

Apontamentos

  • Não há apontamentos.