O USO DE GEOTECNOLOGIAS E TICS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIA DO SOLO

Ramon Oliveira Santos

Resumo


O solo é uma mistura de compostos minerais e orgânicos da superfície terrestre que funciona como substrato para o desenvolvimento das plantas (MOREIRA, 2007). Nos dias atuais, é crescente a busca de soluções que busquem proteger este recurso natural, pois o manejo inadequado e a falta de informação são os grandes responsáveis pela degradação do solo.
O ensino de Ciência do Solo nas universidades ainda segue um modelo clássico que não estimula os alunos a buscar mais informações sobre esse tema. O curso de Agronomia possui disciplinas como Geociências, Pedologia, Física e Química do Solo, que permitem um ensino mais próximo da prática, abrindo assim possibilidades para caminhos de aprendizado mais dinâmico e criativo.
Geotecnologia é a arte de estudar a superfície da terra e adaptar as informações às necessidades dos meios físicos, químicos e biológicos (SILVA, 1999). A geotecnologia surge então, como uma forma alternativa e inovadora de ensino de diferentes ciências, que podem ser aplicadas ao estudo do solo, pois tem o poder de unir conceitos de cartografia, geografia e agronomia.
Além disso, as “novas tecnologias” alteraram a forma de relacionamento do indivíduo com o outro e com si próprio (ALMENARA, 1996). Segundo Mendes (2008) as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) são um conjunto de recursos tecnológicos que proporcionam a automação e/ou a comunicação nos processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica.
A inserção dos discentes no contexto da informática pode contribuir para a descoberta de um caminho em que o uso de programação nos computadores do laboratório pode se tornar uma nova forma de aprender Ciência do solo, despertando a curiosidade do aluno para uma área que é pouco explorada dentro da Agronomia.
O presente trabalhou buscou fazer um levantamento bibliográfico de todo material teórico necessário para a criação de práticas interativas, uma vez que o eixo teoria-prática é indissociável, visando à elaboração de materiais de ensino criativos e inovadores que facilitarão o ensino-aprendizagem de Ciência do Solo.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2280

Apontamentos

  • Não há apontamentos.