CONFLITOS ÉTICOS VIVENCIADO PELO ENFERMEIRO NO CENTRO CIRÚRGICO FRENTE A TOMADA DE DECISÃO.

Déborah Soares Assis

Resumo


A ética acompanha a sociedade há vários séculos, promovendo momentos de reflexão, e, trazendo para sociedade novas formas de pensar as ações humanas. Figueiredo (2008), a ética como uma ciência prática que trata de atos práticos e por isso ela possibilita a promoção de reflexões filosóficas sobre a conduta do ser humano. De acordo com Lacerda (2014, p. 18), “agir eticamente significa nortear as ações humanas para com o mundo e para com tudo que nele existe, com valores e a moral que o indivíduo adquiriu no seu processo evolutivo, em uma sociedade ou grupo de formação”. Na prática dos profissionais da equipe de enfermagem no Centro Cirúrgico (CC), especialmente os enfermeiros, podem vivenciar conflitos éticos ao tomarem decisões que tenham relações com paciente, família, bem como com a equipe cirúrgica. Percebe-se que a relação entre a equipe cirúrgica pode torna-se conflituosa a partir do momento que não se chega ao consenso diante as situações que envolvam escassez de recursos humanos e materiais, estrutura física inadequada e uma demanda maior do que o CC pode oferecer.
Para Oliveira e Santa Rosa (2014), para a tomada de decisão faz-se necessárias à competência ética, científica e técnica; estabelecer comunicação eficaz com os profissionais da equipe cirúrgica, paciente e familiares; ter equilíbrio emocional; respeitar à opinião dos profissionais da equipe cirúrgica; buscar estratégias para amenizar as relações; respeitar as crenças dos pacientes; exercer suas funções com autonomia, dentre outros.
Compreende-se a necessidade de os enfermeiros se interrogarem e que façam uma reflexão sobre o agir, com vista a uma tomada de decisões responsáveis diante aos conflitos éticos que emergem no CC. Após realização de leitura reflexiva sobre a temática da ética, ficou clara a necessidade de estudos que evidenciem essa problemática no contexto do CC, no sentido de contribuir com a decisão frente aos conflitos éticos vividos pelos enfermeiros. Diante do exposto estabeleceu-se como questão de pesquisa: Como os enfermeiros tomam decisão frente aos conflitos éticos no CC?
Objetivou compreender a tomada de decisão dos enfermeiros frente aos conflitos éticos no centro cirúrgico. O estudo permitiu conhecer a postura do enfermeiro frente aos conflitos éticos vivenciados no CC, e possibilitou a compreensão de suas atribuições diante de situações que necessite de uma deliberação, ajudando na escolha de posturas éticas e no desenvolvimento das habilidades para a tomada de decisão.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2291

Apontamentos

  • Não há apontamentos.