ESTUDOS DE DINÂMICA MOLECULAR COM COMPOSTOS SELECIONADOS POR TRIAGEM VIRTUAL FRENTE AO COMPLEXO ENZIMÁTICO ANTÍGENO 85 DO Mycobacterium tuberculosis

Elivelton J. Cerqueira

Resumo


A tuberculose (TB) é uma afecção causada pela Mycobacterium tuberculosis (Mtb) que, dentre as doenças infecciosas, é a principal causa de morte no mundo, estimando-se que em 2015 ela tenha acarretado o óbito de 1,4 milhões de pessoas (WHO, 2016). A resistência bacteriana aos fármacos utilizados no tratamento configura um dos principais desafios para o controle da doença (WHO, 2016). Logo, é urgente a busca por novas alternativas terapêuticas no combate a TB.
No sentido de intervir em vias ligadas à virulência da Mtb, as proteínas antígeno 85, representadas pelos antígenos 85A, 85B e 85C apresentam-se como alvos promissores para fármacos por catalisar a biossíntese de micolatos, elementos essenciais para a composição da parede celular da bactéria, e por transferi-los ao arabinogalactano (Ronning et al. 2000). Sendo assim, a modulação exclusiva do Ag85C é justificada no fato das proteínas apresentarem sítio ativo altamente conservado, com 100% de identidade para os resíduos da tríade catalítica (Ronning et al. 2004).
No intuito de buscar potenciais inibidores para o Ag85C, a triagem virtual é empregada para selecionar compostos promissores frente a determinado alvo terapêutico com o intuito de priorizar moléculas com elevado potencial de atividade biológica para os posteriores testes biológicos (Rodrigues et al. 2012). Estratégias como a triagem virtual hierárquica, que associa a triagem baseada no alvo com a triagem baseada no ligante, contribuem para a seleção dessas moléculas promissoras.
Logo, esse trabalho teve como objetivo principal identificar potenciais inibidores frente ao Ag85C, por triagem virtual, e como específicos: selecionar compostos oriundos do banco de produtos naturais; realizar estudos de acoplamento molecular com os compostos selecionados; classificar os melhores compostos ranqueados de acordo a regra de Lipinski; realizar estudos de dinâmica molecular e construir mapas de interação intermolecular entre compostos selecionados e a enzima alvo.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2295

Apontamentos

  • Não há apontamentos.