TRIAGEM VIRTUAL PARA IDENTIFICAÇÃO DE INIBIDORES DA ACETILCOLINESTERASE.

Kryzia Santana Silva

Resumo


Destaque do agronegócio brasileiro no cenário mundial, a bovinocultura tem sua produtividade comprometida por uma espécie de carrapato conhecida como Rhipicephalus (Boophilus) microplus (BRASIL, 2015). As investigações com produtos de origem vegetal são métodos alternativos a principal medida de controle utilizada na pecuária bovina, os acaricidas sintéticos (FERREIRA, 2002).
As espécies do gênero Ocotea, membros da família Laureceae são apontados como detentores de atividades biológicas como a ação acaricida (SANTOS et. al. 2013). A enzima acetilcolinesterase é utilizada como alvo para o controle de infestações por carrapatos, pois sua inibição ocasiona o acúmulo de acetilcolina e consequentemente a morte do parasito (RIBEIRO et al., 2012).
Será construído inicialmente um banco de moléculas oriundas de plantas do gênero Ocotea, em seguidas a afinidade das mesmas será avaliada por acoplamento molecular frente a enzima acetilcolinesterase, os melhores compostos serão avaliados por ensaios in vitro. Espera-se com isso contribuir para o controle do Rhipicephalus (Boophilus) microplus e com isso com a bovinocultura.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2304

Apontamentos

  • Não há apontamentos.