POTENCIAL ANSIOLÍTICO DO ÓLEO ESSENCIAL DE LIPPIA BROMELYANA MOLDENKE (VERBENACEAE) EM CAMUNDONGOS.

Alanna Caroline de Jesus Dias

Resumo


Distúrbios do sistema nervoso central (SNC) acometem milhares de pessoas no mundo e podem afetar diferentes aspectos do comportamento, como o pensamento, as emoções, a memória, as sensações, a linguagem e o movimento, interferindo na qualidade de vida sob o ponto de vista biológico, psicológico e/ou social (CRYAN E HOLMES, 2005). Dentre estes distúrbios, a ansiedade representa um substancial problema de saúde pública no mundo, uma vez que causa um grande sofrimento pessoal e resulta em redução da expectativa de vida. O quadro de ansiedade caracteriza-se por estado emocional transitório que envolve conflitos psicológicos e sentimentos desagradáveis de tensão e angústia, além de desconforto derivado de antecipação do perigo ou de algo desconhecido (CRYAN E HOLMES, 2005). Quando permanente, a ansiedade pode trazer consequências indesejáveis, com considerável prejuízo funcional, como fadiga, deficiência do sistema imunológico e, inclusive, morte (GRAEFF E BRANDÃO, 1999). Com isso, para seu tratamento existem diversas drogas e, dentro da abordagem farmacológica, os benzodiazepínicos são drogas que possuem efeito ansiolítico com alta eficácia terapêutica e baixos riscos de intoxicação. No entanto, pode levar ao uso abusivo, desenvolvimento de tolerância, síndrome de abstinência e dependência pelos usuários crônicos (SILVA, 1999).
Os múltiplos efeitos adversos das drogas disponíveis e sua eficácia limitada em uma considerável proporção de pacientes justificam os esforços no sentido de encontrar novas substâncias com potencial de atividade ansiolítica.
É com esse objetivo que este trabalho testou a atividade ansiolítica do Óleo Essencial de Lippia bromelyana moldenke (verbenaceae) por ser uma planta medicinal que apresenta uma fonte promissora para a obtenção de novas moléculas com potencial atividade farmacológica.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2346

Apontamentos

  • Não há apontamentos.