FILTRO INTERMITENTE COM ENCHIMENTO DE GEOTEXTIL PARA RECUPERAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA CINZA EM UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR PARA USOS DOMÉSTICOS NÃO POTÁVEIS

Tamires da Silva Cordeiro

Resumo


A água desde os primórdios tem a sua função destinada a suprir a necessidade humana, a higiene, dessedentação e a agricultura incipiente. Posteriormente foi utilizada como um meio para locomoção e fins energéticos. A água tem se tornado um bem restritivo devido a sua desigual distribuição e ao grande aumento de assentamentos urbanos acentuando de forma contínua a contaminação das águas superficiais e subterrâneas.
A preocupação cresce devido à necessidade de suprir esta demanda cada vez mais diminuta. Reusar a água é aproveitar a água residuária após a sua recuperação, através da remoção ou não de parte dos resíduos por ela conduzida devido ao uso anterior, e usá-la outra vez em aplicações menos exigentes que o primeiro uso, encurtando assim o ciclo da natureza em favor do balanço energético. (Metcalf & Eddy, 2003). Para que esta possa ser utilizada, deve-se levar em consideração a saúde pública, ou seja, os possíveis riscos que as pessoas terão após entrarem em contato com a água, uma vez que não está isenta de contaminação. A água cinza pode apresentar grandes quantidades de microrganismos, tais como bactérias, vírus, protozoários e helmintos. Esses, quando patogênicos, podem usar a água como veículo para disseminação de graves doenças, principalmente, em crianças, grávidas, idosos e imunocomprometidos. Os microrganismos são introduzidos nas águas cinza por meio do banho e da lavagem das mãos, de alimentos e de roupas fecalmente contaminados (Gonçalves et al., 2006;).
As análises probabilísticas desses possíveis contaminantes são feitas através da Avaliação Quantitativa de Riscos Microbiológicos (AQRM), que é uma ferramenta que auxilia na estimativa de risco de infecção, doença ou morte em decorrência da exposição a patógenos. (GERBA et al.,2002).


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2449

Apontamentos

  • Não há apontamentos.