AVALIAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO USO DE LEVEDURAS PROVENIENTES DE UVA PATRÍCIA (VITIS VINIFERA X) NA PRODUÇÃO DE BEBIDAS FERMENTADAS

Wallisson dos Santos Lima

Resumo


A presente proposta visa obter condições para compor um setor de modelagem matemático-estatístico capaz de aperfeiçoar as condições de produção e ao mesmo tempo diversificar a gama de produtos fermentados provenientes de frutos climatéricos das regiões norte e nordeste. O intuito de gerar novas patentes de produtos e processos aliadas à geração e registro de softwares de caracterização e controle. Neste contexto, a presente pesquisa propõe avaliar a eficiência na produção de bebidas fermentadas à partir da utilização de leveduras provenientes da uva Patrícia (Vitis vinifera x) utilizando como mosto o suco da própria uva com vistas à produção e caracterização do processo fermentativo de vinhos. Pois a realização de melhorias no desenvolvimento de cervejas e vinhos pelo processo descontínuo utilizando como adjunto frutas do semiárido baiano vêm sendo avaliada há alguns anos com vistas à descoberta de novos produtos e processos.
Desde o desenvolvimento de modelos computacionais em ambiente MatLab destinados à modelagem e otimização de processos biotecnológicos de inativação viral, secagem e cinética enzimática (Bispo et al., 2012. 2013a, 2014, 2015), nosso grupo tem voltado a atenção aos processos fermentativos, visto que, uma das mais importantes linhas de investigação cervejeira da região nordeste encontra-se hoje no NÚCLEO DE INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE FERMENTAÇÃO da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-Bahia).


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2450

Apontamentos

  • Não há apontamentos.