AMPLIAÇÃO DE ACESSO AO JOGO BEM, A PARTIR DA MUDANÇA DE PLATAFORMA DE USO

André Luis Bitencourt Fernandes

Resumo


O jogo BEM (Blinds, Education and Mathematics) é um software que se enquadra na categoria de objetos de aprendizagem e tem como foco crianças com deficiência visual e videntes, dentro da faixa etária a partir dos 7 anos. Trata-se de um objeto de aprendizagem proveniente de dois trabalhos de iniciação cientifica (MACÊDO et al., 2015), um desenvolvido por Macêdo nos editais 2014-2015 e 2015-2016, e outro pelo próprio proponente deste trabalho (janeiro/2016 a julho/2016), em substituição a um bolsista de um outro trabalho de pesquisa.
Inicialmente, em sua primeira versão, o jogo contava somente com as operações de forma isolada, permitindo que o jogador exercitasse apenas uma operação matemática por vez (trabalho desenvolvido por Macêdo). A partir da proposta do estudante bolsista CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) janeiro/2016 a julho/2016, proponente deste plano, uma extensão do jogo foi implementada, permitindo que os usuários deficientes visuais e videntes desfrutassem também de um módulo contendo expressões aritméticas, de forma a atingir um público maior e abordar mais conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
O conhecimento lógico-matemático tem grande importância no processo de formação educacional das crianças e jovens, pois contribui tanto para a aquisição de conceitos e aplicações práticas, quanto para o desenvolvimento da autonomia, criticidade, raciocínio lógico e habilidades cognitivas (GROENWALD e NUNES, 2007). Sendo assim, tratando-se de um objeto de aprendizagem, o jogo quando voltado para a educação funciona como uma estratégia para tornar o processo que, na maioria das vezes, é visto como árduo e complexo, em uma forma de educação mais lúdica e divertida (ASSIS, 2014). A partir desse contexto, este trabalho visa contribuir para que o processo educacional se torne cada vez mais democrático e inclusivo, sobretudo digitalmente, dando continuidade ao trabalho de Macêdo et al. (2015).
Esta ferramenta foi desenvolvida em linguagem de programação Java Script em conjunto com HTML5 e CSS3 e funciona em qualquer navegador, além de contar com recursos de síntese de voz, para que indivíduos com deficiência visual possam desfrutar de todas as características e benefícios do Objeto de Aprendizagem. A dinâmica do jogo funciona a partir de um tabuleiro preenchido com expressões aritméticas, no qual o usuário deve descobrir qual expressão corresponde a um determinado resultado que lhe
é dado. Dessa forma, a cada acerto, a célula correspondente do tabuleiro é apagada, até
que então todas sejam eliminadas e o jogador conclua o jogo.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2458

Apontamentos

  • Não há apontamentos.