ANÁLISE DAS ESTRADAS VICINAIS DO DISTRITO DE BONFIM DE FEIRA – FEIRA DE SANTANA (BA)

Igor Ferreira de Almeida

Resumo


As estradas vicinais são vias não pavimentadas, geralmente municipais, que são usadas como principais conexões entre as áreas rurais e os centros urbanos. Apesar de corresponder a uma extensa malha das estradas de rodagem, as estradas de terra são esquecidas e não recebem a devida atenção, desenvolvendo problemas técnicos que dificultam a trafegabilidade.
A população de Bonfim de Feira, distrito do município de Feira de Santana – BA, depende diretamente das estradas vicinais locais para ir ao trabalho, escola, médico, compra e venda de mercadorias e diversas outras atividades que só podem ser feitas na área urbana. Assim como a maioria das estradas não pavimentadas do país, as estradas da região não recebem manutenção devida e a apresentam uma série de problemas.
Buracos, atoleiros, erosões e afloramentos de rocha foram encontrados nas estradas da região de Bonfim em um trabalho realizado por Conceição (2014). Geralmente esses problemas são causados pela deficiência da estrutura da estrada ou no sistema de drenagem e no revestimento estradal.
Esse trabalho tem o objetivo de estudar as principais estradas vicinais de Bonfim de Feira e fazer uma análise dos problemas encontrados, para conhecer suas causas a fim de encontrar sugestões viáveis para a solução desses problemas. As informações obtidas nesse trabalho serão divulgadas para que sejam usadas como instrumento para a melhoria da qualidade de vida da população local.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2465

Apontamentos

  • Não há apontamentos.