Objetos de aprendizagem para formação humanística de engenheiros de Computação

Thiago Veiga Santos

Resumo


Diante de temas assuntos e complexos, os objetos de aprendizagem podem ser uma
alternativa para dirimir resistências e obstáculos na aprendizagem. Eles podem ser
compreendidos como recursos computacionais que podem facilitar o processo de
ensino-aprendizagem [Wiley, 2000]. Estes objetos podem assumir várias formas como
vídeos e textos digitais, mas neste projeto daremos ênfase na produção de animações e
jogos. Diante disto, este projeto visa elaborar atividades que podem ser propostas para
os estudantes de TFH de formar a proporcionar o debate de temas pertinentes a este
componente. Mais especificamente, pretende-se elaborar atividades didáticas a serem
aplicadas no componente TFH. Tais atividades devem estimular o desenvolvimento de
objetos de aprendizagem pelos próprios estudantes através do uso de Scratch. O próprio
desenvolvimento de objetos de aprendizagem pelos estudantes suscitará a discussão de
assuntos do referido componente. Além disso, reforçará o aprendizado técnico de
programação de computadores pelo uso do Scratch, que é ferramenta lúdica para
iniciantes em programação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2472

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