MONITORAMENTO DAS CONTENÇÕES UTILIZADAS NAS ENCOSTAS DA BA-099 (PERÍODO DE 2011 A 2016), ENTRE SUBAÚMA E IMBASSAI, LITORAL NORTE DA BAHIA

Jornis Vilas Boas Santos

Resumo


Movimentos de massa vêm sendo discutidos na atualidade, pois, além de serem agentes da evolução da paisagem, trazem também, implicações para cidades topograficamente acidentadas e para as margens de diversas rodovias (Santos, 2016). Uma das causas mais comuns no desencadeamento de movimento de massas seria a modificação geométrica da massa terrosa ou rochosa (Guidicine e Nible, 1984), com a implantação de taludes, que facilitam a implantação de ruas e estradas. Esses cortes de estrada podem atingir zonas de fraqueza que podem ter suas origens ligadas à origem do material rochoso e ou sedimentar, ou oriundos da ação do neotectonismo como, juntas, falhas e sismitos (COELHO & LIMA 2006, DANTAS & LIMA 2008, LIMA et al 2008, LIMA, 2010).
Para que os cortes de estrada mantenham a sua estabilidade esperada e não provocar acidentes, é necessário a execução de obras de contenção, que devem ser escolhidas, de acordo com a dimensão, os materiais constituintes e as zonas de fragilidades da encosta (Santos, 2016). Contenção é todo elemento ou estrutura destinado a contrapor-se a empuxos ou tensões geradas em um maciço cuja condição de equilíbrio foi alterada por algum tipo de escavação, corte ou aterro (Ranzini, 1998).
Esta pesquisa foi executada ao longo da BA-099, entre as cidades de Subaúma e Imbassai (Figura 1). Foi possível realizar o monitoramento dos tipos de contenções ao longo da área estudada, comparando com os resultados encontrados oriundos dessa pesquisa a partir do ano de 2011. Para tanto, etapas de campo se fez necessário, com o intuito de reavaliar as contenções de encostas, quanto aos seus parâmetros físicos, e assim descrever e caracterizar os parâmetros adotados nesse período de cinco anos além de analisar a adequabilidade das mesmas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2480

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