ANÁLISE DE FATORES DE RISCO PARA BAIXO PESO E PREMATURIDADE EM RECÉM-NASCIDOS DE GESTANTES ADOLESCENTES EM FEIRA DE SANTANA – BA NO PERÍODO 2006 A 2012.

Rebeca Ribeiro Ferreira

Resumo


A maternidade na adolescência consiste um fenômeno de repercussão mundial e possui inúmeros significados nas diversas culturas e contextos, representando um desafio de saúde pública, visto que pode ocasionar problemas econômicos, familiares, psicossociais e complicações obstétricas que comprometem a saúde materna e do recém-nascido (RN) (CHALEN et al., 2007; SANTOS et al., 2014).
Nessa perspectiva, a gravidez precoce deve ser considerada de risco. Inúmeros aspectos relevantes, tais como o difícil acesso a serviços de saúde, o baixo nível socioeconômico, comportamentos de risco, hábitos e nutrição inadequada, demonstram a necessidade de controle dos diversos fatores associados à evolução e ao desfecho da gestação e condições de saúde do recém-nascido e, consequentemente, uma particular atenção à saúde materna e fetal (MARTINEZ et al., 2011; SANTOS et al., 2014).
Este estudo teve como objetivo avaliar a associação entre a gravidez de adolescentes ≤ 16 anos e a ocorrência de nascidos vivos de baixo peso e prematuros, com objetivos específicos de analisar as características sociodemográficas de pré-natal e de nascidos vivos de mães adolescentes; avaliar os fatores de risco associados ao baixo peso e a prematuridade em recém-nascidos de mães adolescentes.
Ao considerar que a maternidade nessa fase é um tema de relevância mundial, se justifica a importância de desenvolver pesquisas nessa temática com o intuito de sensibilizar às autoridades para a elaboração de atitudes e programas de prevenção da gravidez precoce e de métodos contraceptivos destinados aos adolescentes. Assim, o interesse na realização desse estudo surgiu devido à experiência como voluntária do Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência, em que houve a oportunidade de conhecer e explorar essa temática.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2557

Apontamentos

  • Não há apontamentos.