SOFRIMENTO MORAL VIVENCIADO NA PRÁTICA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE CENTRO CIRÚRGICO

Vanessa Torres Pereira

Resumo


O sofrimento moral decorre de situações em que o profissional se sente pressionado a agir de uma forma eticamente, como exemplo, omissão aos familiares sobre os erros cirúrgicos, que são frequentes no contexto de centro cirúrgico (CC). O CC é uma “unidade destinada ao desenvolvimento de atividades cirúrgicas, bem como à recuperação pós-anestésica e pós-operatória imediata” (BRASIL, 2002, p. 160). Os procedimentos cirúrgicos são desenvolvidos por uma equipe multiprofissional integrada e habilitada. Para Oliveira e Santa Rosa (2015), por ser um ambiente complexo, os profissionais que atuam neste setor estão susceptíveis a situações conflituosas que envolvam aspectos éticos e morais.
Para Dalmolin (2012), o sofrimento moral pode ser entendido como sentimentos dolorosos e de desequilíbrio psicológico, que surgem quando os profissionais têm conhecimento sobre o comportamento moralmente correto, porém ocorrem obstáculos que os impedem de conduzir essa ação, esses obstáculos podem ser a falta de tempo, inibidora atitude do poder médico, ordem jurídica, dentre outros.
Cotidianamente os profissionais de saúde, em suas relações de trabalho, estão susceptíveis ao sofrimento moral. Essas relações tornam-se desafiadoras, pois muitas vezes são caracterizadas por pessoas de diferentes formações, atitudes, qualidades e valores. Desse modo, cabe aos profissionais de saúde, em especial o enfermeiro de CC, a todo o momento, rever os valores éticos e morais, a fim de obter o equilíbrio na tomada de decisões frente às situações éticas.
Assim, este estudo tem como objetivo geral conhecer as situações de sofrimento moral vivenciado na prática da equipe de enfermagem de centro cirúrgico e como objetivos específicos analisar as situações de sofrimento moral vivenciados na prática da equipe de enfermagem no Centro cirúrgico, identificar a ação da equipe de enfermagem frente às situações de sofrimento moral vivenciados na prática de centro cirúrgico e estabelecer estratégias para o enfrentamento de sofrimento moral no centro cirúrgico.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2578

Apontamentos

  • Não há apontamentos.