DILEMAS ÉTICOS VIVENCIADOS PELO ENFERMEIRO FRENTE A TOMADA DE DECISÃO NO PREIOPERATÓRIO

Gilza Bastos da Silva

Resumo


O dilema ético é uma situação que se coloca diante da dificuldade de escolher a solução ideal, diante de um raciocínio que parte de premissas contraditórias e mutuamente excludentes, em relação a uma determinada situação, ambas ingratas ou mesmo contrárias (GERMANO, 2013).
O CC é uma “unidade destinada ao desenvolvimento de atividades cirúrgicas, bem como a recuperação pós-anestésica e pós-operatória imediata” (OLIVEIRA; SANRA ROSA, 2014, p.17). Dessa forma no contexto do CC, o enfermeiro está exposto a situações que suscitam dilemas éticos que o leva a necessidade de tomar decisões. Para Oliveira (2012, p.104), a tomada de decisão envolve aspectos individuais e coletivos, havendo a necessidade de estabelecer uma meta, um objetivo ao qual se pretende chegar, a escolha de alternativa para alcançar o fim almejado.
A prática do enfermeiro que atua no CC esta pautada por uma gama de atividades desenvolvidas durante a assistência no pré-operatório, intraoperatório e pós-operatório, ou seja, cuida dos pacientes desde a admissão até a alta no pós-operatório imediato (OLIVEIRA, 2012), considerado como perioperatório.
O enfermeiro tem sua atuação embasada no Código de Ética dos Profissionais (CEPE), mas o processo de decisão pode estar baseado nas vivências do cotidiano. No CEPE, nos Princípios Fundamentais, assegura que “O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética”. (CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM, 2013, p. 103).
A motivação para realizar esta pesquisa surgiu com a vivência prática no componente curricular Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso II, do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana, na unidade do CC, onde foi possível observar que o enfermeiro vivencia dilemas éticos que o leva a tomada de decisão. A partir da inquietação surgiu a questão de investigação: Como o enfermeiro toma decisão diante os dilemas éticos vivenciado no perioperatório?.
Este estudo tem como objetivo geral conhecer os dilemas éticos vivenciados pelo enfermeiro na tomada de decisão no perioperatório e como objetivos específicos descrever os dilemas éticos vivenciados pelo enfermeiro na tomada de decisão no perioperatório, elaborar estratégias para subsidiar a tomada de decisão do enfermeiro no perioperatório frente aos dilemas éticos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2583

Apontamentos

  • Não há apontamentos.