PROJETO DE CONTROLADOR POR ALOCAÇÃO DE POLOS APLICADO A UM SISTEMA DE SUSPENSÃO ATIVA

Joacy Mesquita da Silva

Resumo


Os sistemas de controle são importantes em diversos campos da engenharia e da ciência, eles são utilizados nas mais diversas áreas da indústria (Ogata, 2009). Em veículos espaciais, sistemas robóticos, e operações industriais que envolvam o controle de temperatura, vazão, pressão, estabilização, direção, estão exemplos de sua utilização (Nise, 2009).
A Teoria de Controle Robusto estuda métodos para a construção de controladores com o propósito de melhorar significativamente o desempenho de sistemas de controle complexos, aplicáveis especialmente à indústria (Almeida, 2013). Quando, no projeto do controlador, há o desejo de especular a existência de erros ou incertezas entre a planta real e o seu modelo matemático, tal teoria é empregada (Ogata, 2009).
As suspensões veiculares têm por finalidade suportar, de forma adequada, o chassi do veículo, fazendo isolamento das vibrações causadas por irregularidades do terreno; manter o contato dos pneus com o solo de modo a manter o carro o mais estável possível; e proporcionar melhor dirigibilidade e conforto aos seus ocupantes (Côrte-real, 2002; Silva; Grandinetti, 2005).
Este trabalho teve por objetivo descrever o projeto de um controlador robusto por alocação de polos aplicado a um Sistema de Suspensão Ativa. Como não foi possível fazer o projeto do controlador robusto, será apresentado o projeto do controlador por alocação de polos aplicado a esse Sistema.


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DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2593

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