AVALIAÇÃO DA RESPOSTA IMUNOLÓGICA À VACINAÇÃO PARA HEPATITE B ENTRE A POPULAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA/BA

Bruna Moreira Aguiar

Resumo


As Hepatites Virais são doenças endêmico-epidêmicas causadas por diferentes agentes etiológicos e têm em comum o hepatotrospismo. Caracterizadas segundo a forma de transmissão em fecal-oral (vírus A e E) e parenteral (B, C, D) (CERQUEIRA; PARANÁ; NASCIMENTO, 2010).
As formas de hepatites B, C e D estão associadas a mau prognóstico em decorrência dos agravos como a cirrose e câncer hepáticos que são os mais comuns, mas que podem ser prevenidos pela busca do tratamento que não é efetivo pelo déficit de conhecimento da população em relação ao vírus e sua possível infecção (VRANJAC, 2006).
Para diminuir a incidências das gravidades, em 1998 o Ministério da Saúde (MS) determinou a vacinação de recém-nascidos reduzindo hospedeiros potenciais Na década de 1980 o Brasil licencia a vacina do vírus da hepatite B (VHB) configurada pela excelente eficácia e alta proteção ≥ a 90%, além de ser o principal método de prevenção. Constituída de três doses administradas no intervalo de zero, um e seis meses segundo esquema do MS (VRANJAC, 2006).
Conhecer a soroconversão ao vírus da hepatite B é de extrema importância para redução de agravos e depende da realização do exame anti-HBs que apresentando títulos acima de 10mUI/ml após três meses do enceramento do ciclo vacinal,obtendo resultado positivo para imunização, enquanto, valores abaixo, o resultado será negativo e o individuo pode ser requisitado à repetição do ciclo com as três doses (BOCCATO e OUTROS, 1999).
A grande relevância em avaliar a resposta imunológica entre a população da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) determinou a atual pesquisa, na qual avaliaremos docentes, discentes e servidores técnicos, além de identificaremos os fatores preditivos de resposta imunológica à vacina contra a hepatite B na população do estudo,


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i20.3118

Apontamentos

  • Não há apontamentos.