Estudo da atividade hipoglicemiante e antibacteriana de polissacarídeos obtidos a partir da levedura Candida zeylanoides

Glaucia Lais Pereira Lima Neco

Resumo


O isolamento de micro-organismos de ambientes onde se conhece pouco da biodiversidade microbiana, como o semi-árido nordestino, tem incentivado, nas últimas décadas, um aumento nos estudos de bioprospecção microbiana. Desta forma, pesquisas envolvendo o potencial biotecnológico desses organismos vem proporcionando a descoberta de novos produtores de compostos bioativos de alto valor agregado (LIU et al., 2012; SMRITHI et al., 2013; MONCIARDINI et al., 2014).
Atualmente, a pesquisa de compostos bioativos naturais com aplicação no tratamento e prevenção de doenças humanas tem vindo a ganhar cada vez mais importância (DONADIO et al., 2010).
Os fungos são conhecidos por seu papel ambiental, por sua versatilidade na obtenção de metabólitos secundários e pela facilidade na reprodutibilidade de resultados, porém, apesar dos fungos serem reconhecidos como uma importante fonte de produtos bioativos naturais é estimada que, uma grande quantidade destes compostos, se encontre ainda por identificar (SANTOS, 2012; HIGGINBOTHAM, 2013).


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.3834

Apontamentos

  • Não há apontamentos.