SITUAÇÃO E ANÁLISE DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE RIACHÃO DO JACUÍPE/BA: ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO PÚBLICA?

Adriana Carneiro Silva

Resumo


As transformações que se averiguaram na conjuntura sociopolítica do mundo permitiram que a posição tradicional do Estado fosse afetada, e mais ainda, a sua relação com a sociedade. Com a consolidação da cidadania o Estado teve
que adequar sua forma de atuação. Nessa perspectiva, o interesse deste estudo baseia-se nas discussões da introdução da sociedade nas veias do Estado, sendo proposto, por conseguinte, o levantamento de uma abordagem que permite provocar reflexões e compreender aspectos que transcorrem o exercício das possibilidades de participação popular na gestão pública. Logo, o objeto central foi analisar a realidade dos Conselhos Municipais de Riachão de Jacuípe, até o ano de 2016, como espaços de abertura à participação popular na gestão pública. Para tanto, foi feita uma pesquisa no município, levantando o desenho institucional dos Conselhos e como eles têm atuado na sociedade.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/sitientibus.v0i59.4882

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Versão Impressa 0101-8841