ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS E PORTUGUÊS COMO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DE FORMA REMOTA
DOI:
https://doi.org/10.13102/jeuefs.v2i2.6046Resumo
Palavras-chave: Ensino remoto. Língua Inglesa. PLE. Idiomas Sem Fronteiras.
Introdução
Ao desenvolver este trabalho em período de pandemia buscamos, junto ao Programa Núcleo de Línguas do Idiomas Sem Fronteiras da Universidade Estadual de Feira de Santana (NucLi-IsF/UEFS), democratizar o ensino da língua inglesa e português como língua estrangeira para o maior número de pessoas de uma maneira dinâmica, valorizando as suas formas de lerem, interpretarem e entenderem o mundo, fortalecendo assim os princípios do trabalho extensionista.
O objetivo geral do trabalho foi o de contribuir para o desenvolvimento de práticas de Letramento Acadêmico em língua inglesa e português como língua estrangeira da comunidade atendida. E ao mesmo tempo desenvolver a competência profissional do docente de LE em formação. Dentre os objetivos específicos destacam-se, por sua vez: criar espaços de discussão e reflexão, valorizando o desenvolvimento do pensamento crítico; e criar espaços para desenvolvimento da competência comunicativa em línguas estrangeiras.
Para o desenvolvimento do trabalho, é necessário compreender algumas concepções fundamentais dentro das teorias produzidas na área. Dentro do Programa NucLi-IsF, estudamos o conceito de língua a partir de teóricos e teóricas como Makoni e Meinhof (2006), hooks (2017), entre outros/as. Além disso, entendemos os processos de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras a partir dos escritos de Rajagopalan (2003) e Villa & Poblete (2010). Noções outras que também foram discutidas, e que servem de base para o trabalho desenvolvido, são as de material didático (na qual conversamos com Tomlinson (2013), Ferreira (2012) e Oliveira & Reis [2017]) e letramento acadêmico (baseando-nos em Cristovão & Vieira (2016) e Killner & Jung [2019]).
Material e Métodos
Para a construção das atividades, seguimos uma metodologia em etapas que não necessariamente foram seguidas de modo ordenado. O planejamento e preparação de aulas, por exemplo, acontecia geralmente após os momentos de leitura e discussão, reuniões pedagógicas etc. De modo geral, as seguintes etapas foram desenvolvidas:
1. Formação geral
2. Planejamento e preparação de aulas
3. Elaboração e revisão de material didático digital
4. Aulas via Facebook, Zoom e Whatsapp
5. Reuniões administrativas e pedagógicas via Zoom e Meet
6. Fechamento de cadernetas e resolução de pendências
7. Elaboração de certificados
8. Atendimento via Facebook, Zoom e Whatsapp
9. Leitura e discussão
10. Apresentação de trabalho em eventos
11. Participação em Grupos de Trabalho
Resultados e Discussão
Como resultados das atividades desenvolvidas, apontamos: Engajamento dos estudantes, contribuindo formativamente para o desenvolvimento das aulas; Elaboração e edição de materiais didáticos físicos e digitais; Ministração de diversos cursos de Inglês e Português como Língua Estrangeira; Apresentação de trabalhos em diversos eventos científicos; além da elaboração de artigos para publicação em periódicos e anais de eventos.
A pandemia nos apresentou novas dificuldades, no que diz respeito à falta de tecnologias avançadas o suficiente para o desenvolvimento pleno de aulas de forma virtual. A falta de uma boa conexão com a internet foi o principal obstáculo não somente para o professor, mas também para o alunado. A evasão dos cursos foi acelerada, de certa forma, por conta da falta de recursos tecnológicos de alguns estudantes.
A comunidade participante nos ensinou que devemos ter muita empatia, principalmente com a questão da internet. Entender que problemas com internet são muito comuns, principalmente para quem não tem acesso a uma rede de qualidade, foi um dos maiores impactos. E além de aprender línguas, acreditamos que as pessoas também estão aprendendo a se fazerem pertencentes aos espaços virtuais. As aulas no Zoom e Facebook foram, para algumas pessoas, o primeiro contato com tais ambientes.
Ademais, os impactos promovidos pelo Idiomas Sem Fronteiras foram muito significativos para toda a comunidade envolvida, pois com a oferta dos cursos de maneira gratuita, as pessoas têm a possibilidade de enriquecerem seus aspectos culturais ao conhecerem novas culturas, além de poder falar sobre a sua própria realidade na língua. Provocando a participação de diversas formas de olhar para os aspectos culturais de outras sociedades, com criticidade e respeito, desfazendo estereótipos, construindo assim uma ponte entre seus conhecimentos e os conhecimentos do outro, através da língua.
Considerações Finais
Consideramos que o que foi aprendido durante esse período, apesar das circunstâncias, não seria possível de ser aprendido antes. O impacto mais importante é, com certeza, reconhecer ainda mais a importância do trabalho cooperativo-colaborativo, em equipe, em rede. O trabalho via internet demanda uma organização maior, o que também é um valioso aprendizado. Para além das aulas em si, os resultados obtidos durante o período de participação no programa, em contexto de pandemia, foram avaliados como transformadores para a formação acadêmica, profissional e humana das pessoas envolvidas.
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Referências
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