As flores da resistência que nascem do campo
DOI:
https://doi.org/10.13102/jeuefs.v2i2.6087Resumo
O presente resumo busca sintetizar a pesquisa-ação desenvolvida no biênio 2018-2020 junto ao projeto de extensão Direito e Movimentos Sociais coordenado pelo professor Emmanuel Oguri Freitas. Apesar de ser um grande desafio, transformar dois anos de trabalho em poucas palavras, o texto organizado o conclui ao demonstrar os avanços obtidos nos estudos juntamente com as visitas de campo, experiência que agregou conhecimento e vivências significativas tanto para a comunidade acadêmica quanto para as pessoas que vivem nas comunidades alvo do projeto. Foi possível reunir forças em torno dos conflitos socioambientais que nos foram apresentados e colher dessa experiência, além de um conhecimento que apenas a terra pode oferecer, uma proposta de categoria de análise dentro da teoria de gênero: a sororidade concreta.Downloads
Referências
NOBRE, Miriam. Mulheres na economia solidária. In: CATTANI, Antônio (Org.) A Outra Economia. Editora Veraz e Unitrabalho, Porto Alegre, janeiro de 2020. 10p.
THAYER, Millie. “Feminismo transnacional: Re-lendo Joan Scott no Sertão”. Revista Estudos Feministas 9(1), 2001, pp. 103-130.
AGUIAR, Vilênia V.P. O trabalho das mulheres nos espaços rurais: algumas reflexões. RAÍZES, v.37, n.2, janeiro de 2017. 16p.
BRANDÃO. Carlos Rodrigues (Org.). 1999. Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais serão cedidos aos Anais da Jornada de Extensão para publicação on line. Os autores poderão republicar seus textos em outras coletâneas, informando que é resultado do trabalho desenvolvido em programa ou projeto cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UEFS.