ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL E PLE
DOI:
https://doi.org/10.13102/jeuefs.v2i2.7167Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir alguns conceitos que orientam a atividade docente nas aulas de espanhol e de português como língua estrangeira, no Núcleo de Línguas do Idioma sem Fronteiras (Nucli-IsF/UEFS) e do Programa Portal, trazendo algumas experiências mais recentes com o uso de tecnologias digitais em contexto de pandemia. Ambos os Programas se constituem de locus privilegiados para o desenvolvimento da competência profissional do docente de Educação para as línguas estrangeiras em formação. Ademais, proporciona a criação de espaços de discussão e reflexão, através das práticas pedagógicas, valorizando o pensamento crítico e proporcionando interações, partilhas, leituras de mundos através do desenvolvimento da competência comunicativa em línguas estrangeiras. Na mesma linha da discussão acima, o Nucli-IsF e o Programa Portal tem, dentre seus objetivos, o compromisso com a Formação docente, oportunizando formas de os licenciandos vivenciarem o ambiente da sala de aula, seja ela presencial ou virtual. Em relação a este último, é possível concluir que a oferta de cursos no modelo remoto ampliou as oportunidades de democratizar o acesso à aprendizagem de línguas, a despeito dos enormes desafios que isso acarreta, principalmente em razão do acesso à internet. Tivemos que nos readequar com as aulas online, ampliando nosso escopo de discussão e de reflexão sobre o exercício da docência, bem como reelaboração de materiais didáticos.
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