O DESENHO NA APRENDIZAGEM DA ESCRITA: A (RE)DESCOBERTA DA LINGUAGEM VISUAL PELA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.13102/asppdci.v1i1.8063Resumo
O presente trabalho de cunho qualitativo tem como objetivo investigar o papel do desenho na Educação Infantil a partir de uma revisão de literatura acadêmica (teses, dissertações, livros e artigos), e compreender como ele é um importante instrumento para a evolução da escrita dos pequenos. Será examinado como o desenvolvimento dos rabiscos auxilia no processo da evolução da escrita infantil, e revelar como o a sua linguagem e conhecimento são fundamentais para o desenvolvimento viso-motor, cognitivo e da caligrafia. O conhecimento do surgimento da escrita por meio da progressão dos desenhos é de tamanha importância para compreensão da evolução humana, pois por meio de sua capacidade de adaptação e criatividade a comunicação na história pode evoluir. Nesse sentido, o projeto pretende explorar o passado e demonstrar como se dá a laboração da arte infantil nas escolas atualmente, e assim compreender como ela colabora na comunicabilidade e entrada dos pequenos no mundo das letras, podendo favorecer o aprendizado, estudo e valorização da linguagem da criança através de suas produções.