Foco e Escopos

Foco


Os artigos devem versar sobre divulgação científica e tópicos de Física Geral, pesquisa em ensino de Física, artigos sobre História e Filosofia da Física, resenhas de livros, comunicações e entrevistas.

Escopos (Os autores devem escolher uma das seguintes seções aonde se enquadre seu artigo)

Processo de Ensino-Aprendizagem

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos voltados para o processo de ensino e aprendizagem da Física e áreas correlatas, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, levando em consideração temas que sejam importantes para o conhecimento em Física, tais como investigação sobre o Ensino de Física e áreas correlatas, revisão de literatura e fundamentação teórica. 

 

Fazer uma nova submissão para a seção Processo de Ensino-Aprendizagem.

Metodologia, Didática e Prática de Ensino

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos voltados para as estratégias metodológicas, as ações didáticas e as práticas de ensino, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, no processo educacional da Física e áreas correlatas.

Fazer uma nova submissão para a seção Metodologia, Didática e Prática de Ensino.

Formação, Currículos, Programas e Avaliação

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos voltados para formação de professores, seja na formação inicial ou na formação continuada, voltados para os currículos e os programas de ensino, bem como voltados para o processo de avaliação, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, no processo  educacional da Física e áreas correlatas.

Fazer uma nova submissão para a seção Formação, Currículos, Programas e Avaliação.

Materiais, Métodos e Produtos Didáticos

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos gerais voltados para a produção (teórica, experimental ou computacional) de materiais, métodos e produtos didáticos, bem como voltados sobre trabalhos de desenvolvimento em Ensino de Física, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, abordando temas de Física e áreas correlatas, que venham a auxiliar o processo educacional da Física e de tais áreas correlatas.

Fazer uma nova submissão para a seção Materiais, Métodos e Produtos Didáticos.

Comunicação em Física

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos em Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como em Linguagem, Cognição, Alfabetização, Letramento e Divulgação da Ciência, considerando tanto espaços formais quanto não formais, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, no processo educacional da Física e áreas correlatas.

Fazer uma nova submissão para a seção Comunicação em Física.

Filosofia, História e Sociologia da Física

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos em Filosofia, História e Sociologia da Física, levando em conta não só as questões filosóficas, históricas e sociológicas específicas da Física e áreas correlatas, mas, considerando a Filosofia, História e Sociologia voltadas para o processo educacional da Física e áreas correlatas, ao examinar os aspectos da História e Filosofia no Ensino, os aspectos da Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), os aspectos da Educação Urbana versus Educação do Campo, bem como os aspectos da Política Educacional; sempre em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação.

 

Fazer uma nova submissão para a seção Filosofia, História e Sociologia da Física.

Ilustração da Capa

Essa seção destina-se a descrever a ilustração da capa, bem como divulgar informações sobre o autor da ilustração, segundo a natureza do objetivo editorial do Caderno de Física, no que tange à sua capa, i.e., contribuir para a divulgação das Artes com um trabalho artístico.

Fazer uma nova submissão para a seção Ilustração da Capa.

A versão eletrônica pode ser consultada no site: http://periodicos.uefs.br/index.php/cadfis. São impresos 500 exemplares, casso se interesse por adquirir algum volume, entre contato com algum membro do Corpo Editorial ou da Secretaria do Departamento de Física.