As pregações de Antônio Conselheiro: entre as missões dos jesuítas e a formação cristã popular

Auteurs

  • Maria Juraci Maia Cavalcante UFC
  • Antonio Rosemberg Moura Universidade do Porto - Portugal

DOI :

https://doi.org/10.13102/lm.v9i1.4541

Mots-clés :

Fé, Cristianismo, Canudos, República.

Résumé

Este artigo começa por pensar o significado das pregações na história do cristianismo e quer entender como chegam tais ensinamentos aos cristãos que são seguidores imersos numa fé inabalável, que nada a mais pergunta, porque se trata de uma fé fundada na paixão, como a de Antônio Conselheiro, de Canudos. Tem por base uma recolha bibliográfica, que situa algumas influências recebidas por este personagem histórico, que, para além de sua historicidade, envolve um protagonismo por demais investigado, ligado a um desses monumentais acontecimentos, que nos interessa por seus enigmas e sombras, por colocar em xeque o sentido político e social da república brasileira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARAÚJO, Francisco Sadoc de. Padre Ibiapina: peregrino da caridade. São Paulo, Paulinas, 1996.

BANGERT, William. História da Companhia de Jesus. Porto, Livraria A. I.; São Paulo, Edições Loyola, 1985.

BORG, Marcus J. Jesus: a biografia de um homem que nasceu jurado de morte, revolucionou o mundo com suas ideias, foi perseguido, crucificado e retornou dos mortos para se tornar a pessoa mais importante da História. Tradução Aline Azuma. São Paulo, Globo Livros, 2017.

CÂMARA, Fernando. António Conselheiro e o Centenário de Canudos. In: Revista do Instituto Histórico do Ceará, em 1993.

COUTO, Jorge. Estratégias e Métodos de Missionação dos Jesuítas do Brasil. In: A Companhia de Jesus e a Missionação no Oriente – Actas do Colóquio Internacional promovido pela Fundação Oriente e pela Revista Brotéria. Lisboa, 21 a 23 de abril de 1997. Lisboa, Brotéria – Fundação Oriente, 2000.

DELLA CAVA, Ralph. Milagre em Joaseiro. São Paulo, Companhia das Letras, 2014. 497 p.

DOBRORUKA, Vicente. Antônio Conselheiro – o beato endiabrado de Canudos. Rio de Janeiro, Diadorim Editora, 1997. 236 p.

DUNN, James D. G..Jesus, Paulo e os Evangelhos. Petrópolis, Editora Vozes, 2017.

LACOUTURE, Jean. Os Jesuítas: 2. O Regresso. Lisboa, Editorial Estampa, 1993.

LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro, INL/ Livraria Civilização Brasileira/ Lisboa, Livraria Portugália, 2004.

LEVINE, Robert M.. O Sertão Prometido – O Massacre de Canudos. São Paulo, EDUSP, 1995, 392 p.

MACÊDO, Nertan. Antônio Conselheiro – a morte em vida do beato de Canudos. Rio de Janeiro, Gráfica Record Editora, 1969, 181 p.

MACEDO, Rivair; MAESTRI, Mário. Belo Monte: uma história da guerra de Canudos. São Paulo, Moderna, 1997 (Coleção Polêmica), 1997, 127 p.

MADEIRA, Maria das Graças de Loiola. A Pedagogia Feminina das Casas de Caridade do Padre Ibiapina. Fortaleza, Edições UFC, 2008.

MADEIRA, Maria das Graças de Loyola; SAMPAIO, Wilson (Org.). Missionários e Beatos nos Sertões nordestinos; ações socializadoras e formativas (séculos XVII a XX). Maceió, UFAL, 2011.

MELLO, Frederico Pernambucano de. Guerreiros do Sol - o banditismo no nordeste do Brasil. Recife, FUNDAJ Editora Massagano, 1985, 310 p.

______________ Guerra Total de Canudos. São Paulo, Escrituras Editora, 2014. 359 p.

MILTON, Aristides. A Campanha de Canudos. Brasília, Editora do Senado Federal, 2003.

MUNIZ, Edmundo. A Guerra Social de Canudos. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978.

PINA, Isabel. Jesuítas Chineses e Mestiços da Missão da China (1589 – 1689). Lisboa, CCCM, LP, 2011.

RAUB, Rita. Die Geschichte der Jesuiten. Darmstadt, WBG (Wissenschaftliche Buchgesellchaft), 2007.

SAMPAIO NETO, José Augusto Vaz e outros. Canudos – Subsídios para a sua reavaliação histórica. Rio de Janeiro, Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986. 548 p.

VASCONCELLOS, Pedro Lima (Org.). Antônio Vicente Mendes Maciel. Antônio Conselheiro Por Ele Mesmo. São Paulo, Editora: É Realizações, 2017. 761 páginas (2 volumes)

VILLA, Marco António. Canudos – O Campo em Chamas. São Paulo, Brasiliense, 1992.

Téléchargements

Publiée

2019-07-01

Comment citer

Cavalcante, M. J. M., & Moura, A. R. (2019). As pregações de Antônio Conselheiro: entre as missões dos jesuítas e a formação cristã popular. evista Légua eia, 9(1), 82–96. https://doi.org/10.13102/lm.v9i1.4541

Numéro

Rubrique

Dossiê: Imagens do Sertão na Literatura e no Cinema