A Literatura indígena brasileira: a resistência e o protagonismo dos povos originários na poética de Márcia Wayna Kambeba
Literatura indígena
DOI:
https://doi.org/10.13102/lm.v15i1.8185Resumo
Este presente trabalho tem por objetivo a formação de leitores literários na lírica indígena brasileira contemporânea de Márcia Wayna Kambeba numa perspectiva recepcional e lúdica. A poesia lírica foi escolhida por sabermos da importância da poesia como ferramenta de conhecimento de si e do mundo ao redor, principalmente na vida dos alunos pelo fato de as escolas não darem destaque ao trabalho com a poesia nas atividades de Língua Portuguesa, pendendo para os textos prosódicos, acabam privando os escolares de uma experiência lírica. Parafraseando Croce a poesia é tão importante e útil ao nosso espírito, pois se assemelha ao raio de sol, nos livrando da escuridão (CROCE, 1997, p.162). Buscamos compreender de que maneira, como professoras e pesquisadoras podemos contribuir para a valorização das vozes indígenas, carregadas de um legado de indescritível importância para a história brasileira, e a quebra dos pré-conceitos estabelecidos pelos homens brancos presente estruturalmente na sociedade brasileira. O escopo teórico se apoia nas teorias de Risério (1993), Dorrico Et Al. (2018), Kambeba (2020), Iser(1999), Jauss (2002), Santos (1997), Croce (1997), dentre outros. Este estudo visa resgatar o prazer da leitura com o uso da poesia em sala de aula, trazendo a lírica indígena como símbolo de resistência desses povos originários.
Palavras-chave: Formação de Leitor; Poesia Lírica; Resistência indígena; Recepção.
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