Ações de prevenção e mortalidade por câncer de colo de útero nos municípios da Bahia, 2020-2023
Cervical cancer prevention and mortality actions in the munipalities of Bahia, 2020-2023
DOI:
https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v14i4.11500Palavras-chave:
Papanicolau, Neoplasias do Colo do Útero, Rastreamento, Prevenção Secundária, Prevenção primáriaResumo
Objetivo: Analisar ações de prevenção primária e secundária de câncer de colo de útero (CCU) nos municípios da Bahia, no período 2020 a 2023. Método: Estudo realizados a partir de dados secundários disponíveis no DATASUS e no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) sobre vacinação contra Papilomavírus Humano (HPV), coleta de preventivo, seguimento de resultados alterados, realização de histopatológico e valores de mortalidade por câncer de colo de útero analisados por município e por Região de Saúde. Resultados: Em relação à vacinação contra o HPV e a coleta de preventivo, a cobertura aumentou no período analisado, porém em todas as macrorregiões baianas a proporção de coleta de preventivo, um dos indicadores do Programa Previne Brasil, foi menor do que 40%. Os dados sobre seguimento de resultados alterados evidenciam que todas as microrregiões baianas apresentam uma proporção inferior a 40% (meta 100%). Em relação ao número de óbitos por CCU nas Regiões de Saúde da Bahia, foi observada uma discreta diminuição. Conclusão: No estado da Bahia, entre 2020 e 2023, houve um aumento das ações de prevenção primária e secundária para o controle do câncer de colo de útero, porém, ainda em valores inferiores às metas nacionais. Isto confirma a necessidade da estruturação de um programa estadual que permita identificar e tratar mulheres com lesões pré-neoplásicas e, assim, evitar os óbitos por esta doença.
Downloads
Métricas
Referências
Ministério da Saúde (BR). Instituto Nacional de Câncer. Câncer de Colo de Útero [Internet]. Brasília: INCA; 2022. [acesso em 23 nov 2024]. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/colo-do-utero.
World Health Organization. Comprehensive Cervical Cancer Control: A guide to essencial practice [Internet]. 2nd ed. Geneva: WHO Press; 2014. WHO Press. [acesso em 7 mar 2024]. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241548953.
Ministério da Saúde (BR). Instituto Nacional de Câncer. Diretrizes Brasileiras de para o Rastreamento de Câncer de Colo de Útero. Brasília, 2016. [acesso em 23 nov 2023]. Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/livros/diretrizes-brasileiras-para-o-rastreamento-do-cancer-do-colo-do-utero.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis no Brasil 2021-2030 [Internet]. Brasília: MS; 2021. [acesso em 24 nov 2024]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/doencas-cronicas-nao-transmissiveis-dcnt/09-plano-de-dant-2022_2030.pdf.
Ministério da Saúde (BR). Instituto Nacional de Câncer. Plano de ação para redução da incidência e mortalidade por câncer do colo do útero: sumário executivo/ Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro: INCA; 2010. [acesso em 11 nov 2024]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_acao_reducao_cancer_colo.pdf.
Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 84, de 15 de dezembro de 2021 - DOU - Imprensa Nacional. Brasília: MS; 2021. [acesso em 11 nov 2024]. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-84-de-15-de-dezembro-de-2021-367758071 [11 nov 2024]
Secretaria de Saúde (BA). Diretoria de Gestão do Cuidado, Área Técnica de Saúde da Mulher. Política Estadual de Saúde Integral à Mulher, 2016 [Internet]. Salvador: SESAB, 2016. [acesso em 11 nov 2024]. Disponível em: https://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2018/01/Politica_Estadual_Saude_das_Mulheres_RESUMIDA_FINAL_2017-1.pdf.
Ministério da Saúde (BR). Ações para a Implementação do programa Previne Brasil: modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde [Internet]. Brasília: MS; 2022. [acesso em 5 mai 2024]. Disponível em: livro_saps_acoes_implementacao_programa_previne_brasil_2022.pdf
Ministério da Saúde (BR). Sistema de Informação do Ministério da Saúde: Calendário Nacional de Vacinação [Internet]. Brasília: MS; 2024 [acesso em 4 set 2024]. Disponível em: https://infoms.saude.gov.br/extensions/SEIDIGI_DEMAS_VACINACAO_CALENDARIO_NACIONAL_OCORRENCIA/SEIDIGI_DEMAS_VACINACAO_CALENDARIO_NACIONAL_OCORRENCIA.html.
Ministério da Saúde (BR). Departamento de Informática do SUS. Brasília: DATASUS; 2024. [acesso em 30 jul 2024]. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB: Indicadores de Desempenho [recurso eletrônico]. Brasília, 2024. [acesso em 30 jul 2024]. Disponível em: https://sisab.saude.gov.br/paginas/acessoRestrito/relatorio/federal/indicadores/indicadorPainel.xhtml
Ministério da Saúde (BR). Ministério da Saúde adota esquema de vacinação em dose única contra o HPV. Brasília; MS; 2024. [acesso em 14 maio 2024]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/ministerio-da-saude-adota-esquema-de-vacinacao-em-dose-unica-contra-o-hpv.
Ribeiro CM, Correa FM; Migowski A. Efeitos de curto prazo da pandemia de COVID-19 na realização de procedimentos de rastreamento, investigação diagnóstica e tratamento do câncer no Brasil: estudo descritivo, 2019-2020. Epidemiol. Serv. Saúde. 2022; 31(1):e2021405.
Kaufmann LC, França AFO, Zilly A, Ferreira H, Silva RMM. Repercussões da pandemia de COVID-19 no exame preventivo de câncer de colo uterino: percepção de enfermeiros. Esc. Anna Nery 2023; 27:e20220401.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Censo 2022 [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2012. [acesso em 30 jul 2024]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/22827-censo-demografico-2022.html.
