O ENSINO DA PEDIATRIA E DA GINECOLOGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Márcia Reis Rocha Rosa UEFS
  • Maria Conceição Oliveira Costa UEFS
  • Andreia de Alencar Costa Rocha UEFS
  • Adenilda Lima Lopes Martins UEFS

DOI:

https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v7i2.1617

Palavras-chave:

pediatria, ginecologia, educação médica, atenção primária à saúde.

Resumo

Na formação do profissional médico, o processo de ensino/aprendizagem da Pediatria/Hebiatria e Ginecologia/Obstetrícia, enquanto especialidades básicas, constitui requisito fundamental para a atuação necessária e eficiente em Atenção Primária à Saúde. Portanto, além de um requisito primordial, a capacitação nessas especialidades se apresenta como um desafio para as Instituições de Ensino Superior/IES, independente do nível de desenvolvimento social e do país onde essas práticas possam ser planejadas e desenvolvidas. O presente artigo tem como objetivo descrever a experiência desenvolvida pelos docentes e alunos do curso de medicina da UEFS, no cumprimento das atividades teórico-práticas dessas especialidades integrantes dos componentes curriculares das Práticas Integradas Ensino Serviço e Comunidade III e IV (PIESC III e IV), no período entre 2013 a 2016. São relatados procedimentos teórico-práticos, anamnese, exame físico, raciocínio diagnóstico, que permeiam o atendimento clínico. O processo de ensino/aprendizagem é analisado à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, com identificação de facilidades e dificuldades enfrentadas pelas equipes. Considera-se que as atividades das PIESC III e IV vêm cumprindo seus objetivos no que concerne ao processo de ensino/aprendizagem da Clinica Ampliada em Pediatria e Ginecologia, para atuação profissional, no nível da Atenção Primária à Saúde.

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Publicado

2017-10-05

Como Citar

Rosa, M. R. R., Costa, M. C. O., Rocha, A. de A. C., & Martins, A. L. L. (2017). O ENSINO DA PEDIATRIA E DA GINECOLOGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista De Saúde Coletiva Da UEFS, 7(2), 51–58. https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v7i2.1617

Edição

Seção

Artigos
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