Percepções sobre a importância da educação interprofissional na formação dos profissionais de saúde: relato de experiência de um grupo do PET–Saúde/Interprofissionalidade

Autores

  • Witória Lúcia dos Santos Lima Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Priscila Alves Torreão UFBA
  • Joice Silva Santos UEFS
  • Karina Maia Cunha UEFS
  • Rita de Cássia de Sousa Nascimento UEFS
  • Leilane Lacerda Anunciação
  • Naluse Anne Silva Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v10i1.5152

Palavras-chave:

educação interprofissional, educação permanente, atenção à saúde

Resumo

O processo de educação interprofissional em saúde acontece quando duas ou mais profissões trabalham em conjunto, aprendendo entre si, com a outra e sobre a outra. Com o intuito de desenvolver o trabalho colaborativo e almejando melhorias na qualidade da assistência em saúde, especialmente no que tange ao contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET-Saúde), articulado com instituições de ensino superior e instituições públicas de saúde, prepara e forma profissionais com a atenção voltada para o trabalho coletivo em serviços do SUS. Para que isso de fato aconteça, leva-se em consideração a realidade e necessidade de saúde de uma dada regiãoonde esses profissionais vão atuar diretamente, bem como, uma sólida formação metodológica prévia sobre o assunto. Este relato de experiência demonstra a contribuição do PET-Saúde na formação de estudantes de diversas áreas da saúde daUniversidade Estadual de Feira de Santana e no desenvolvimento de ações práticas frente a uma dada comunidade, ações essas fundamentadas nos princípios da interprofissionalidade e do trabalho em equipe.

 

Abstract

The process of interprofessional health education happens when two or more professions work together, learning among themselves, with the other and about the other. In order to develop collaborative work and aiming for improvements in the quality of health care, especially with regard to context of Unified Health System, the Education Program for Health Work (EPHW), articulated with health institutions, prepares and trains professionals with a focus on collective work in these services. For this actually happen, the reality and the health needs of a given region, where these professionals will work directly, are taken into account, as well as a solid prior methodological training on the subject. This experience report demonstrates the contribution of EPHW/Interprofessionality in the training of students from different areas of health by the State University of Feira de Santana and in the development of practical actions before a given community. These actions are based on the principles of interprofessionality and team work.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União (DOU), Seção 1, Edição 183, de 22 de setembro de 2017, p. 68. Disponível em:https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/19308123/do1-2017-09-22-portaria-n-2-436-de21-de-setembro-de-2017-19308031. [2020 jul 15].

Pinho MC. Trabalho em equipe de saúde: limites e possibilidades da atuação eficaz. Cienc. Cogn. 2006; 8:87-68.

Silva AP. Trabalho em Equipe na Atenção Primária à Saúde: Fundamentos Histórico-Políticos. Cad. Saúde Pública2016; 32(8): e00095616.

Batista SHSS, Jansen B, Assis EQ, Senna MIB, Cury GC. Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas PróSaúde e PET-Saúde. Interface (Botucatu) 2015; 19 (Suppl 1): 752-743.

Brasil. Ministério da Saúde. PET-Saúde/Interprofissionalidade inicia atividades da nona edição. 2019. Disponível em: http://www.saude.gov.br/noticias/sgtes/45332-pet-saudeinterprofissionalidade-inicia-atividades-da-nona-edicao. [2020 jul 15].

Brasil. Ministério da Saúde. Resolução CNS/MS nº 569, de 8 de dezembro de 2017. Aprova o Parecer Técnico nº 300/2017 que apresenta princípios gerais a serem incorporados nas Diretrizes Curriculares Nacionais de todos os cursos de graduação da área da saúde, como elementos norteadores para o desenvolvimento dos currículos e das atividades didáticopedagógicas, e que deverão compor o perfil dos egressos desses cursos. Diário Oficial União (DOU), Seção 1, Edição 38, de 26 de fevereiro de 2018, p. 85-90. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2017/Reso569.pdf. [2020 jul 15].

Araújo TAM, Vasconcelos ACCP, Pessoa TRRF,Forte FDS. Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em uma residência hospitalar: o olhar de residentes e preceptores. Interface (Botucatu) 2017; 21(62): 613-601.

Almeida RGS, Teston EF, Medeiros AA. A interface entre o PET-Saúde/Interprofissionalidade e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Saúde debate 2019; 43(1): 105-97.

Buss PM, Pellegrini Filho A. Saúde e seus determinantes sociais. Physis 2007; 17(1): 93-77.

Brasil. Ministério da Saúde. Resolução n°573, de 31 de janeiro de 2018. Recomendações do Conselho Nacional de Saúde à proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de graduação Bacharelado em Enfermagem. Diário Oficial da União (DOU),Seção 1, Edição 213, de 06 de novembro de 2018, p. 38-42. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso573.pdf. [2020 jul = 15].

Xavier NF, Monteiro JCMS, Caldas CAM, Pires CAA. Pet saúde: o impacto do programa na formação do profissional médico. Rev. bras. ciênc. saúde 2018: 22(1): 44-37.

Madruga LMS, Ribeiro KSQS, Freitas CHSM, Pérez IAB, Pessoa TRRF, Brito GEG.O PET-Saúde da família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes. Interface (Botucatu) 2015; 19(1): 805-16.

Krieger N. A glossary for social epidemiology. Journal of Epidemiology and Community Health, London, 2001; 55(10): 693-700

Pereira MF. Interprofissionalidade e saúde: conexões e fronteiras em transformação. Interface (Botucatu) 2018; 22(2): 1753-6.

Mitre SM, Batista RS, Mendonça JMG, Pinto NMM, Meirelles CAB, Porto CP, et.al.; Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva 2008; 13(2): 2144-2133.

Camara AMCS, Grosseman S, Pinho DLM. Educação interprofissional no Programa PET Saúde: a percepção de tutores. Interface (Botucatu) 2015; 19(1): 817-29.

Costa MV, Freire Filho JR, Brandão C, Silva JAM. A Educação e o trabalho interprofissional alinhados ao compromisso histórico de fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Interface (Botucatu) 2018; 22(2): 1510-7.

Peduzzi M, Agreli H F. Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface (Botucatu) 22(2): 134-1525.

Freire P. Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro; 2001.

Carvalho, SR, Gastaldo D. Promoção à saúde e empoderamento: uma reflexão a partir das perspectivas crítico-social pós-estruturalista. Ciênc. saúde coletiva 2008; 13(2):2040-2029.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Lima, W. L. dos S., Torreão, P. A., Santos, J. S., Cunha, K. M., Nascimento, R. de C. de S., Anunciação, L. L., & Coutinho, N. A. S. (2020). Percepções sobre a importância da educação interprofissional na formação dos profissionais de saúde: relato de experiência de um grupo do PET–Saúde/Interprofissionalidade. Revista De Saúde Coletiva Da UEFS, 10(1), 82–89. https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v10i1.5152

Edição

Seção

Relato de Experiência
Share |