Material educativo para pacientes com tuberculose pulmonar frente a pandemia de COVID-19.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v10i1.5157

Palavras-chave:

Tuberculose pulmonar, educação em saúde, atenção primária à saúde.

Resumo

Este trabalho visa relatar a experiência na confecção de um material instrucional sobre os cuidados profiláticos que o paciente com tuberculose pulmonar deve seguir frente a pandemia de COVID-19. Desenvolvido a partir do projeto de extensão “Ações de extensão para prevenção do empobrecimento do doente de tuberculose droga resistente”. Objetiva-se com o estudo a demonstração do material confeccionado, bem como, discutir sua aplicabilidade no âmbito da atenção primária frente ao cenário global de saúde pública. Conclui-se que a experiência propõe agregar conhecimento a população de modo geral e principalmente ao indivíduo com tuberculose pulmonar que se encontra no epicentro do grupo de risco para o novo coronavírus. O material desenvolvido busca promover saúde, prevenir doenças e agravos, de forma a cumprir com as prerrogativas do Sistema Único de Saúde.

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Biografia do Autor

Natália Loureiro Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Acadêmica de Enfermagem e Obstetrícia da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ). Extensionista em programas curriculares relacionados a saúde pública com ênfase na tuberculose pulmonar (EEAN/UFRJ) e saúde da criança com enfoque em práticas humanizadoras de cuidado (IPPMG/UFRJ). Linha de pesquisa voltada para a atenção a saúde da mulher com enfoque no período gravídico-puerperal (UFRJ). 

Katharina Ferreira Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem e Obstetrícia da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ). Vice-Presidente da Liga Acadêmica de Enfermagem na Atenção Oncológica (EEAN/UFRJ). Extensionista em programas curriculares relacionados a saúde pública com ênfase na tuberculose pulmonar (EEAN/UFRJ) e promoção da vida e saúde e a Enfermagem na atenção oncológica no Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) . Linha de pesquisa com foco em Oncologia (UFRJ).

Maria Catarina Salvador da Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Pós-doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutora pela John’s Hopkins University (2009). Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretora do Hospital Escola São Francisco de Assis.

Andreza Rodrigues Nakano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Ciências na área de Saúde Coletiva pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ). Professora na Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ).

Hildegard Soares Barrozo de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda de Enfermagem e Saúde Coletiva (EEAN/UFRJ). Docente no Departamento de Saúde Pública (EEAN/UFRJ). Chefe de Vigilância na Policlínica Sérgio Arouca (Niterói/RJ)

Júlia Luiz Simões Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem e Obstetrícia da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ). Extensionista em programa curricular relacionado a saúde pública com ênfase em diabetes e hipertensão arterial (EEAN/UFRJ). Linha de pesquisa voltada para a saúde pública e saúde da mulher com enfoque no ciclo gravidico-puerperal.

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Publicado

2020-07-11

Como Citar

Rocha, N. L., Araujo, K. F., da Motta, M. C. S., Nakano, A. R., de Lima, H. S. B., & Marques, J. L. S. (2020). Material educativo para pacientes com tuberculose pulmonar frente a pandemia de COVID-19. Revista De Saúde Coletiva Da UEFS, 10(1), 18–22. https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v10i1.5157

Edição

Seção

Relato de Experiência
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