Programas de saúde bucal para os escolares: uma revisão integrativa

Oral Health programs for schoolchildren: an integrative review

Autores

  • Naiane Evangelista Alves Graduanda em Odontologia. Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia
  • Jéssica Linday Leal Lima Graduanda em Odontologia. Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia
  • Maria Beatriz Barreto de Sousa Cabral Professora Associada aposentada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia
  • Maria Isabel Pereira Vianna Professora Titular aposentada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia
  • Maria Cristina Teixeira Cangussu Professora Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia
  • Tatiana Frederico de Almeida UFBA

DOI:

https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v13i1.7722

Palavras-chave:

Educação em saúde bucal, Promoção da saúde bucal, Programas de saúde, Odontologia preventiva, Escolares

Resumo

Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os programas de saúde bucal para os escolares no contexto nacional e internacional, nos últimos 10 anos. Métodos: Foi realizada uma pesquisa, no ano de 2020, nas bases de dados PubMed, SciELO e Portal BVS. Os critérios de inclusão foram: artigos em inglês, português e espanhol, disponíveis on-line na íntegra, no período de 2010 a 2020. Os descritores foram pesquisados em inglês e português, sendo estes: “Educação em saúde bucal”, “Promoção da saúde bucal”. “Programas”, “Odontologia preventiva”, “Escolares”. Resultados: Foram selecionados 14 artigos, a maioria realizada no Brasil (9), utilizando o estudo epidemiológico de intervenção (10) e programas voltados para escolares de 6 a 11 anos (10), como metodologia. A maioria dos programas encontrou resultados positivos no que tange à higiene bucal dos participantes, do conhecimento relativo à saúde bucal e mudança de hábitos considerados prejudiciais à saúde bucal, como o não uso do fio dental. Considerações finais: Os programas de saúde bucal voltados para os escolares representam estratégias importantes e efetivas para o controle dos agravos bucais, contribuindo para a qualidade de vida de crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

Naiane Evangelista Alves, Graduanda em Odontologia. Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Odontologia. Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia

Jéssica Linday Leal Lima, Graduanda em Odontologia. Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Odontologia. Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia

Maria Beatriz Barreto de Sousa Cabral, Professora Associada aposentada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia

Professora Associada aposentada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia

Maria Isabel Pereira Vianna, Professora Titular aposentada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia

Professora Titular aposentada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia

Maria Cristina Teixeira Cangussu, Professora Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia

Professora Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2023-06-27

Como Citar

Evangelista Alves, N., Linday Leal Lima, J. ., Barreto de Sousa Cabral, M. B. ., Pereira Vianna, M. I. ., Teixeira Cangussu, M. C. ., & Frederico de Almeida, T. (2023). Programas de saúde bucal para os escolares: uma revisão integrativa: Oral Health programs for schoolchildren: an integrative review. Revista De Saúde Coletiva Da UEFS, 13(1), e7722. https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v13i1.7722

Edição

Seção

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