Jogo de Tabuleiro como instrumento pedagógico para a educação permanente em saúde na Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Isis Thamara Cerqueira de Araujo Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil
  • Cíntia Maria Barreto dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil
  • Bianca de Oliveira Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v12i2.7862

Palavras-chave:

Educação Permanente, Resíduos de Serviços de Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de residentes de saúde da família, no desenvolvimento de atividade de Educação Permanente em Saúde (EPS), para os trabalhadores de uma Unidade de Saúde da Família (USF) sobre o Gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde (GRSS). Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a atividade de EPS em uma USF do interior baiano, que utilizou o jogo de tabuleiro sobre GRSS como instrumento pedagógico para a discussão e construção de conhecimentos. A aplicação do jogo proporcionou uma pertinente reflexão acerca dos processos de trabalho em cada setor da USF, com a construção dos saberes, através do compartilhamento de experiências entre os participantes, além da reflexão sobre os desafios enfrentados na prática de trabalho, com discussão de propostas de governabilidade local e de articulação com a gestão para a resolução das problemáticas levantadas. Possibilitou-se a reflexão crítica sobre a prática dos trabalhadores e a construção de conhecimento de maneira colaborativa, permitindo a integração e corresponsabilização para a transformação da realidade em que atuam. O Plano de GRSS na Atenção Básica norteia o manejo, incentivando a EPS e a consciência de gestão compartilhada.

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Cerqueira de Araujo, I. T., Barreto dos Santos, C. M., & de Oliveira Araújo, B. (2022). Jogo de Tabuleiro como instrumento pedagógico para a educação permanente em saúde na Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista De Saúde Coletiva Da UEFS, 12(2), e7862. https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v12i2.7862

Edição

Seção

Relato de Experiência
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