FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EARLY ALGEBRA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS QUE SÃO LEGITIMADOS NESSE ESPAÇO

Autores

  • Larissa Santana de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.13102/semic.vi24.6847

Resumo

As discussões sobre Early Algebra são bastante recentes no Brasil. Diríamos que se
intensificaram em 2012 com a publicação dos Elementos conceituais e metodológicos para
definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º,
2º e 3º anos) do Ensino Fundamental (BRASIL, 2012), documento publicado pelo
Ministério da Educação. Neste documento a área de matemática foi subdividida em 5
eixos: Números e operações, Pensamento Algébrico, Espaço e Forma, Grandezas e
Medidas e Tratamento da Informação, foi a partir deste período que o pensamento
algébrico, começou a ser incluído, como proposta para o trabalho nos anos iniciais. No
entanto, com a continuidade das reformas curriculares, com a publicação da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), em suas diferentes versões, foi também
apresentado desde os anos iniciais a proposta de implementação do ensino e
aprendizagem da álgebra, como sendo uma das unidades temáticas do currículo de
matemática.

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Publicado

2021-10-29

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra