MESTRAS E MESTRES PARA O SERTÃO: CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA NORMAL DE FEIRA DE SANTANA
DOI:
https://doi.org/10.13102/sitientibus.vi31.7934Resumo
Este estudo faz uma releitura da história da Escola Normal
de Feira de Santana, expondo os motivos de sua criação e instalação,
seus objetivos nos primeiros anos de existência, os métodos de ensino
utilizados, o seu currículo e a relação pedagógica entre alunos(as) e
professores(as) no cotidiano escolar. Para tal, levaram-se em consideração
fatores históricos vividos pela Bahia e pelo Brasil dos anos vinte e trinta
do século passado. Também são apresentados aspectos da história de
Feira de Santana da década de 1930, período em que floresceu a Escola
Normal dessa cidade. Para a tessitura deste trabalho, foram utilizados,
como fontes documentais, jornais da época, documentos da própria Escola
Normal em estudo e entrevistas com suas ex-alunas, dando-se ênfase às
vozes destas últimas, protagonistas da construção de um dos capítulos
importantes da história da educação feirense.
