COMPARAÇÃO DA FAUNA DE FORMIGAS (HYMENOPTERA, FORMICIDAE) ASSOCIADA A ÁRVORES EM ÁREAS DE CLAREIRA E FLORESTA INTACTA NA AMAZÔNIA CENTRAL.

Autores

  • Cândida M. Lima Aguiar
  • Javier Icochea Monteza

DOI:

https://doi.org/10.13102/sitientibus.vi15.9776

Resumo

Comparações da formicifauna associada a árvores em clareira natural e floresta intacta na Amazônia central foram realizadas, utilizando-se iscas de sardinha. A riqueza de espécies foi similar em ambas as áreas, enquanto a composição de espécies foi bastante diferente, havendo similaridade de 0,28 entre a clareira e a área de floresta intacta amostradas. Esta diferença na composição de espécies pode ser decorrente de um pequeno esforço de amostragem, de diferenças entre os microhabitats amostrados e/ou de modificações nas relações de dominância e abundância entre as espécies de formigas, após a formação da clareira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-06-07

Como Citar

Lima Aguiar, C. M. ., & Icochea Monteza, J. (2023). COMPARAÇÃO DA FAUNA DE FORMIGAS (HYMENOPTERA, FORMICIDAE) ASSOCIADA A ÁRVORES EM ÁREAS DE CLAREIRA E FLORESTA INTACTA NA AMAZÔNIA CENTRAL. Sitientibus, (15). https://doi.org/10.13102/sitientibus.vi15.9776

Edição

Seção

Artigos