PSICOLOGIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ENTRE O SABER/PODER E O CUIDADO DE SI EM MICHEL FOUCAULT

Autores

  • Franciele Monique Scopetc dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.13102/ideac.v1i33.1286

Resumo

Este artigo tem como objetivo expor o pensamento desenvolvido por Michel Foucault, na Conferência II da obra A verdade e as formas jurídicas. Tal exposição pretende apresentar a análise realizada por Foucault, buscando detectar os movimentos constituintes do texto estudado, utilizando como apoio os textos Filosofia e Psicologia do mesmo autor e Uma Arqueologia inacabada: Foucault e a psicanálise, de Renato Mezan. Esses movimentos implicam na constituição conceitual do saber/poder. É objetivo desta análise pensar na construção do saber/poder como arquétipo que rivaliza com o cuidado de si. Para então, pensarmos uma condição de viabilizar matizes teóricas foucaultianas no que concerne à educação escolar.

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Publicado

2018-04-17

Edição

Seção

Dossiê