Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Submissão dos trabalhos

São aceitos trabalhos redigidos em Português, Francês, Espanhol e Inglês. O  autor do artigo deve ter formação mínima de mestrado ou, em caso contrário, publicar em coautoria com seu orientador. Exceções podem ser feitas para “notório saber” reconhecido pelo comitê editorial da revista. A extensão de traduções, resenhas e entrevistas pode variar conforme acordo prévio com a equipe editorial. Os artigos devem ter extensão máxima de 50.000 caracteres com espaço (extensão média de 18 páginas), contando com notas e referências. Todos os trabalhos devem ser encaminhados em editor de texto compatível com Word, WordPerfect ou Page, editados com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1.5, sem espaçamento entre parágrafos, sem paginação. Os trabalhos devem ser  acompanhados de ofício do autor, no qual este solicita aos editores a publicação de seu texto na Revista, e de uma folha à parte com os dados de autoria, vínculo acadêmico/profissional, telefone e endereço físico e eletrônico. O artigo, sem nenhuma identificação do autor, deve seguir a seguinte seqüência: título; resumo, de no máximo 200 palavras; até 5 palavras-chave; título em inglês; abstract; até 5 keywords; texto; referências.
 
Formatação dos textos

As citações com mais de 3 linhas são destacadas do corpo do texto, com recuo esquerdo de 4.0 cm, espaçamento entre linhas simples, fonte: Times New Roman, tamanho 10. A primeira menção de uma obra no texto deve vir seguida do ano da edição utilizada, tal como constará nas referências. As referências de citações devem ser apresentadas no corpo do texto e seguir o modelo “AUTOR, data, página”. As notas de rodapé, inseridas no corpo do texto, devem ser exclusivamente explicativas, e não de referências, e seu uso deve ser evitado ao máximo. Quando houver citação em nota de rodapé, ela também deve seguir o modelo “AUTOR, data, página”. O uso do itálico deve se restringir a nomes de obras e palavras estrangeiras e, muito excepcionalmente, ser usado para ênfase. As referências finais, dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, editadas sem parágrafo, com espaçamento simples na mesma referência e duplo entre referências, devem obedecer à seqüência a seguir, conforme o caso:
 
- Livros
SOBRENOME, Iniciais dos primeiros nomes. Título. Cidade: Editora, Ano da edição utilizada.
 
- Artigos em Periódicos
SOBRENOME, Iniciais dos primeiros nomes. Título. In: Título do Periódico. Cidade, volume, número, período e ano, páginas.
 
- Coletâneas e capítulos de livros
SOBRENOME, Iniciais dos primeiros nomes (do autor). Título. In: SOBRENOME(S) e NOME(S) ABREVIADO(S) DO(S) ORGANIZADOR(ES). Título do Livro. Cidade: Editora, Ano da edição utilizada, páginas.
 
Sistema “duplo-cego” de pareceristas

Assim que os trabalhos são recebidos pelos editores, são encaminhados ao Comitê Editorial, responsável por avaliar se os textos se adéquam ao escopo da Revista. Feita esta primeira avaliação, sendo deferidos os trabalhos, estes são encaminhados a dois pareceristas, conforme o sistema “duplo-cego”: nem os pareceristas são informados sobre os nomes dos autores, nem estes sobre os nomes daqueles. Os pareceres podem: aprovar o trabalho; não aprová-lo; aprová-lo com a condição de que modificações sejam nele realizadas. Neste último caso, o trabalho volta ao autor que, por sua vez, terá um pequeno prazo para proceder às correções.
 
Revisão

Após o envio da versão final do trabalho, este ainda passará pela equipe revisora da Revista, que indicará eventuais incorreções técnicas, gramaticais ou de conformidade às normas de formatação do texto.
 
Autoria

Todo o conteúdo dos trabalhos, incluindo referências, citações, imagens, gráficos e demais dados publicados, são de exclusiva responsabilidade dos autores e não refletem as opiniões da equipe editorial da Revista.

 

Submission of papers

Papers written in Portuguese, French, Spanish and English are accepted. The author of the article must have a minimum of a master's degree or, if not, be co-authored with his/her advisor. Exceptions may be made for “notable knowledge” recognized by the journal's editorial committee. The length of translations, reviews and interviews may vary according to prior agreement with the editorial team. Articles must have a maximum length of 50,000 characters with spaces (average length of 18 pages), including notes and references. All papers must be submitted in a text editor compatible with Word, WordPerfect or Page, edited in Times New Roman font, size 12, line spacing 1.5, no spacing between paragraphs, and no pagination. Papers must be accompanied by a letter from the author, in which he/she requests the editors to publish his/her text in the Journal, and a separate sheet with the author's data, academic/professional affiliation, telephone number and physical and electronic address. The article, without any identification of the author, must follow the following sequence: title; abstract, of a maximum of 200 words; up to 5 keywords; title in English; abstract; up to 5 keywords; text; references.

 
Formatação dos textos

As citações com mais de 3 linhas são destacadas do corpo do texto, com recuo esquerdo de 4.0 cm, espaçamento entre linhas simples, fonte: Times New Roman, tamanho 10. A primeira menção de uma obra no texto deve vir seguida do ano da edição utilizada, tal como constará nas referências. As referências de citações devem ser apresentadas no corpo do texto e seguir o modelo “AUTOR, data, página”. As notas de rodapé, inseridas no corpo do texto, devem ser exclusivamente explicativas, e não de referências, e seu uso deve ser evitado ao máximo. Quando houver citação em nota de rodapé, ela também deve seguir o modelo “AUTOR, data, página”. O uso do itálico deve se restringir a nomes de obras e palavras estrangeiras e, muito excepcionalmente, ser usado para ênfase. As referências finais, dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, editadas sem parágrafo, com espaçamento simples na mesma referência e duplo entre referências, devem obedecer à seqüência a seguir, conforme o caso:
 
- Livros
SOBRENOME, Iniciais dos primeiros nomes. Título. Cidade: Editora, Ano da edição utilizada.
 
- Artigos em Periódicos
SOBRENOME, Iniciais dos primeiros nomes. Título. In: Título do Periódico. Cidade, volume, número, período e ano, páginas.
 
- Coletâneas e capítulos de livros
SOBRENOME, Iniciais dos primeiros nomes (do autor). Título. In: SOBRENOME(S) e NOME(S) ABREVIADO(S) DO(S) ORGANIZADOR(ES). Título do Livro. Cidade: Editora, Ano da edição utilizada, páginas.
Sistema “duplo-cego” de pareceristas

Assim que os trabalhos são recebidos pelos editores, são encaminhados ao Comitê Editorial, responsável por avaliar se os textos se adéquam ao escopo da Revista. Feita esta primeira avaliação, sendo deferidos os trabalhos, estes são encaminhados a dois pareceristas, conforme o sistema “duplo-cego”: nem os pareceristas são informados sobre os nomes dos autores, nem estes sobre os nomes daqueles. Os pareceres podem: aprovar o trabalho; não aprová-lo; aprová-lo com a condição de que modificações sejam nele realizadas. Neste último caso, o trabalho volta ao autor que, por sua vez, terá um pequeno prazo para proceder às correções.
 
Revisão

Após o envio da versão final do trabalho, este ainda passará pela equipe revisora da Revista, que indicará eventuais incorreções técnicas, gramaticais ou de conformidade às normas de formatação do texto.
 
Autoria

Todo o conteúdo dos trabalhos, incluindo referências, citações, imagens, gráficos e demais dados publicados, são de exclusiva responsabilidade dos autores e não refletem as opiniões da equipe editorial da Revista.

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