A complementaridade entre filosofia e teologia no pensamento de Tomás de Aquino

Marco César De Souza Melo

Resumo


O escopo do presente trabalho é apresentar um estudo sobre os conceitos de filosofia e teologia no pensamento do filósofo medieval Tomás de Aquino. Analisaremos os referidos conceitos com base nos escritos do autor nas obras: Suma Contra os Gentios e Suma Teológica, considerando exclusivamente os capítulos que tratam do objeto de estudo. Nossa metodologia consistiu na leitura exegética dos textos procurando verificar o sentido dos conceitos concernentes ao objeto de pesquisa bem como a tessitura que se estabelece entre os mesmos. Procuramos averiguar a validade da hipótese de que a teologia segue necessariamente do pensar filosófico na escala do conhecimento em Tomás de Aquino e, além disso, essa sequência nos revela uma relação de complementaridade entre ambas.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

AMARAL. António. A relação Protensiva entre Fé e Razão na Filosofia Medieval. LusoSofia Press, 2003. Disponível em: www.lusosofia.net

ARISTÓTELES. Metafísica. Vols. I, II, III, 2ª edição. Ensaio introdutório, tradução do texto grego e comentários de Giovanni Reale. Tradução portuguesa, Marcelo Perine. São Paulo, Edições Loyola, 2002.

BOEHNER, Philotheus; GILSON, Etiene. História da Filosofia Cristã: desde as origens até Nicolau de Cusa. Petrópolis: Vozes, 2008.

GILSON, Etiene. A filosofia na idade média. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LIMA VAZ. Henrique Cláudio de. “Presença de Tomás de Aquino no Horizonte Filosófico do Século XXI”. Síntese Nova Fase. Vol. 25, Nº 80, 1998, pp. 19-42.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Diálogos entre razão e fé. São Paulo: Paulinas, 2000.

SPINELLI, Miguel. Filósofos Pré-Socráticos. Primeiros Mestres da Filosofia e da Ciência Grega. 2ª Ed., Porto Alegre: Edipucrs, 2003.

TOMÁS DE AQUINO. Suma Contra os Gentios. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes; Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 1990.

___________. Suma Teológica Vol. I. São Paulo: Loyola, 2001.

ZILLES, Urbano. Fé e Razão no Pensamento Medieval. Porto Alegre: Edipucrs, 1996.

___________. Filosofia da religião. São Paulo: Paulus, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i40.4419

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


eISSN: 2359-6384