YOUTUBER MIRIM: INSTAURAR UM SABER-FAZER E DIZER DO SEU MODO DE VIVER

Autores

  • Heloisa Lopes Silva de Andrade Universidade Federal de Minas Gerais/Doutorado Universidade Estadual da Bahia/ Professora Efetiva

Resumo

RESUMO: Este artigo aborda o modo de vida de uma criança que habita e produz conteúdo na plataforma do YouTube. A criança, que nos conta o instaurar de um saber-fazer-dizer do seu modo de viver é a youtuber Julia Silva. Para as reflexões aqui propostas serão estabelecidos os seguintes objetivos: analisar as narrativas produzidas em vídeo em torno do artefato cultural boneca, a fim de compreender como se produz a subjetividade youtuber mirim: compreender a expertise da criança em capturar imagens em contexto de manifestações de rua e produzir conteúdo a partir disso; descrever a visita à mega store de brinquedos e, com isso, entender a subjetividade conhecedora de brinquedos. A perspectiva teórica metodológica articula a netnografia e o imaginário literário, compondo a trama em torno do artefato cultural boneca. O corpus é constituído de quatro vídeos publicados no canal Julia Silva, na plataforma do YouTube. A análise está ancorada em interlocutores como Foucault, Taylor e Barthes. Como síntese da discussão, entendeu-se que o modo de vida youtuber mirim, em sua expertise, traduz certo tipo de infância contemporânea que sabe produzir conteúdo e dizer do seu modo de viver na cena da cultura digital.

PALAVRAS-CHAVE: Youtuber mirim; artefato cultural - boneca; subjetividades.

 

ABSTRACT: This article looks at the way of life of a child who inhabits and produces content on the YouTube platform. The child, who tells us about the establishment of a know-how-to-say in her way of life, is the Youtuber Julia Silva. For the reflections proposed here, the following goals will be established: to analyze the narratives produced in the video around the cultural artifact doll, to understand how the young Youtuber subjectivity is produced; understanding the child's expertise in capturing images in the context of street demonstrations and produce content from that; describe the visit to the toy megastore and, with that, understand the subjectivity of toys. The methodological theoretical perspective articulates netnography and literary imagination, composing the plot around the cultural artifact doll. The corpus consists of four videos published on the Julia Silva channel, on the YouTube platform. The analysis is anchored in interlocutors such as Foucault, Taylor, and Barthes. As a synthesis of the discussion, it was understood that the Youtuber-children way of life, in its expertise, translates a certain type of contemporary childhood that knows how to produce content and speak about its way of living in the digital culture scene.

KEYWORDS: Youtuber children; cultural doll artifact; subjectivities.

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Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos